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ABR
30
30 ABR 2024
FINANÇAS
A CASA ESTÁ EM ORDEM
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Entrevista com a Secretária de Finanças de Monte Mor, Silvana Zanetti, que nos contou como tem sido a administração da pasta, desde que assumiu na Gestão de 2021 a 2024.


Qual era a sua experiência anterior, antes de assumir a Secretaria de Finanças?

Fui gerente de banco por mais de 28 anos e sempre lidei muito bem com números, contratos, financiamentos e foi um alicerce fundamental para lidar com a pasta. Mesmo assim, tinha ciência que seria um grande desafio.


Como estava a Secretaria quando assumiu?

A secretaria estava com muitos problemas quando assumi. Na época, analisando os documentos, ficamos a par de vários contratos com problemas. Verificamos também que a Prefeitura possuía muitas dívidas com fornecedores. Descobrimos um armário repleto de contas básicas para pagar, como consumo de água, telefone e energia. Muita conta em atraso. 

Precisamos de algum tempo para entender todos os atrasos e começar a atender os credores. Foi necessário negociar com alguns, um pouco mais de prazo e então começar a pagá-los. Havia muita dívida de fornecedor do município e de fora também. 


E a despesa com os funcionários públicos? 

Com base no Relatório de Gestão Fiscal - Poder Executivo do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, em 2019 estávamos com o total de despesa com pessoal no valor de R$92.562.533,59. Com base no mesmo relatório, o total de despesa com o pessoal foi no valor de R$104.124.104,93 em 2021 e 124.403.363,60 em 2022.

Ressaltamos ainda que, em vista do novo Censo publicado pelo IBGE em 2022, mostrou que a Densidade Populacional saiu de 48.949 habitantes para 64.662, demonstrando que cada vez mais, a máquina pública deve se fazer presente na prestação de serviços à população, sendo necessária a ampliação da contratação de servidores, o que foi feito através de concursos que estavam vigentes e através de novos concursos que foram realizados nesta gestão. Sendo necessário  R$140.707.233,81 para pagamento do funcionalismo público em 2023.


Houve mudança na valorização dos servidores públicos municipais? 

Sim, em 2021 não foi possível fazer nada. Estávamos na pandemia e foi o primeiro ano nosso na Prefeitura, a casa estava toda desorganizada ainda. Já em 2022, a Secretaria de Finanças conseguiu adequar no orçamento o reajuste do salário dos servidores municipais em 14%, além do aumento no vale de R$100,00, e em 2023 o reajuste salarial foi de 6%, totalizando 20%. 

Como eu disse, o funcionalismo público teve aumento também no vale alimentação. Quando assumimos, o benefício estava estático desde 2017 no valor de R$600,00. Em 2022, nessa gestão, conseguimos mudar para R$700,00, em  2023 para R$850,00 e agora em 2024 chegamos a R$900,00, a partir do mês de Abril, totalizando em 50% de aumento.


Como foi feita a transição?

O secretário de Finanças anterior não passou  as informações necessárias para que pudéssemos assumir a Secretaria e ter ciência de qual era a situação financeira que a antiga gestão estava deixando.   

A questão dos funcionários também foi complicada, porque muitos eram comissionados e foram desligados, inclusive no setor de  contabilidade, compras e licitação, e tesouraria. Tivemos que montar nossa equipe, com pessoal qualificado e de confiança para nos dar suporte e dar andamento nos trabalhos. 

Eu já conhecia muita gente aqui na Prefeitura, em outras pastas e na Administração. Estes me acolheram muito bem. Assumi com vontade de trabalhar e com compromisso de fazer as coisas darem certo. 

Tínhamos bagagem no setor privado, mas muita coisa aprendemos aqui na prática, no setor público. Sempre com o objetivo de colocar as contas em dia e possibilitar uma administração com coerência e justa. Tivemos que trabalhar duro para colocar a casa em ordem. 


Qual o principal problema a ser resolvido?

A Prefeitura estava com muita dívida da gestão anterior. Então a prioridade era honrar estes compromissos. O maior problema que tínhamos era o IPREMOR - Instituto de Previdência Municipal de Monte Mor, o qual possuía uma dívida com valor alto e em atraso. 


Como foi organizada a resolução?

Fizemos acordo de 60 meses parcelando 58 milhões e assumimos mais 18 milhões que eram do contrato vigente da gestão anterior, que foi feito em 200 vezes. Estamos honrando estes pagamentos. Do acordo de  60 meses, estamos com 35 parcelas pagas. E do acordo de 200 vezes, estamos na 81ª parcela.


Quando foi alcançado o equilíbrio?

Em 2021 foi um ano muito complicado, em meio a pandemia, passamos por dificuldades.

Em 2022, o município recebeu dos governos federal e estadual repasses que nos auxiliaram muito e nos deram suporte necessário para pagamentos das contas da Prefeitura. 

No geral, em 2023 estávamos com a casa já em ordem, com boa receita, mas houve queda de arrecadação e por este motivo, em 2024 talvez tenhamos que fazer um reparcelamento das dívidas, devido a dívida negociada do IPREMOR.

Após muitos estudos e ajustes da equipe da Secretaria de Finanças, a atual administração conseguiu conceder neste ano de 2023 o auxílio nutricional aos servidores públicos municipais inativos e pensionistas vinculados ao IPREMOR, com proventos e pensões mensais não superiores a R$3.000,00.

Este auxílio, o auxílio nutricional pago aos servidores mensalmente no montante de R$700,00 reajustado conforme acordo de 2023, passando para R$850,00, começou a beneficiar mais de 67% (setenta e cinco por cento) dos inativos, a um custo mensal de 185 mil reais, mais de 2 milhões ao ano, pagos em benefícios pela prefeitura, com o intuito de valorizar a dedicação dos profissionais, trabalhadores que prestaram serviços por anos à cidade de Monte Mor.


Como está a Secretaria hoje?

As contas públicas começaram a aumentar e a nossa receita no final de julho de 2023 já começou a cair bastante. Gostaríamos de dar aumentos para os funcionários públicos, mas não há receita para isso. Temos muita coisa para se fazer também através das outras secretarias.

Além disso, queremos manter a Secretaria organizada para o final da gestão, mostrando o trabalho sério, organizado e transparente que tem sido feito.  

Graças a todo este trabalho, ao bom trabalho realizado nesta gestão, que começou em 2021, de forma histórica para Monte Mor, as contas de 2021 foram aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE SP) e, em 13 junho de 2023, aprovadas em Sessão Ordinária da Segunda Câmara. Já 2022, as contas, seguem na mesma direção, com parecer favorável do Tribunal e da Segunda Câmara. 

Hoje Monte Mor é vista com outros olhos por grandes instituições financeiras. Como costumo dizer ter credibilidade e crédito. Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil passaram a acreditar na Prefeitura, dando acesso a crédito para investimentos maiores.

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