11 ABR 2024
Casos de Dengue em Monte Mor

Crescimento dos casos de Dengue em Monte Mor.

O Brasil já registrou, desde o início do ano, 3.062.181 casos de dengue. O número já é quase o dobro de todo o ano passado, quando foram detectados 1,6 milhão de casos. Desde o início do ano, foram registradas 1.256 mortes por dengue em todo o país. Outros 1.857 óbitos estão em investigação, segundo a Secretaria Estadual da Saúde.

A Dengue está com números expressivos em todo o Estado de São Paulo. O número exato de casos confirmados é de 512.348, onde 638 são considerados graves. Ainda conforme os dados da Secretaria Estadual da Saúde, 159.839 casos seguem em investigação e 1.109.829 foram notificados. Esse último número ainda engloba os 426.399 casos notificados que foram descartados.

Igualmente, a Região Metropolitana de Campinas vem registrando um grande número de casos. As infecções causadas pelo Aedes Aegypti dispararam em comparação com igual período de 2023.

Em Monte Mor, em comparação com outras cidades da RMC, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, cresceram, mas em menor porcentagem. Eliane Piai, secretária da Saúde de Monte Mor, menciona que a pasta está em processo de recebimento de doses da vacina da Dengue, e na próxima semana será divulgado o fluxo inicial de cobertura, com o detalhamento que segue as conformidades determinadas pelo Ministério da Saúde.

O Município apresenta-se, segundo informações extraídas do banco do Sinan online em 05 de março, em cenário de RISCO MODERADO para dengue, traduzido pela incidência de casos prováveis da doença. Entre as Semanas Epidemiológicas 01 e 10 de 2024 foram notificados 167 casos prováveis de dengue em residentes do Município, sendo aproximadamente 49 % (82/167) são casos confirmados.

A responsável pela Assistência e orientação da cobertura vacinal do município, Osmarina Aparecida de Almeida Saunite, informa que para combater a expansão da Dengue, as ações têm sido intensificadas em toda a cidade com os agentes de Saúde, sendo com busca e eliminação de mecânica de criadouros, feita de casa em casa, nas áreas com maior incidência. A Secretaria da Saúde informa também que está recebendo 1321 doses da vacina da Dengue e que nesta sexta-feira (12) será divulgado como será feita a distribuição, prevista para a próxima semana.

Em caso de suspeita de Dengue, Dr Wagner Tegon, que atende na Rede Municipal de Saúde (UPA) orienta procurar atendimento médico. Os primeiros sintomas da Dengue são: febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos também são comuns.

Para mais informações acesse site https://www.montemor.sp.gov.br/portal/servicos/1019/dengue-zica-e-chikungunya

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024