11 OUT 2023
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Draga chega em Monte Mor

Equipamento para desassoreamento do rio Capivari é recebido pelo Prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi.

A Prefeitura de Monte Mor recebeu nesta quarta-feira (11), uma draga, equipamento necessário para efetuar o trabalho de desassoreamento do rio Capivari, que atravessa o município o trabalho que será feito tem como objetivo evitar os transbordamentos, enchentes e inundações que atingem a cidade com as chuvas intensas. A chegada do equipamento foi acompanhada pelo Prefeito Edivaldo Brischi.

Em parceira com o Governo Estadual, por meio do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), departamento que assegura o desenvolvimento integral e sustentável das bacias hidrográficas do Estado de São Paulo, os trabalhos com o desassoreamento terão início com o auxílio da draga, que retira terra e lixo do leito do rio e das margens alargando e aprofundando a calha.

O Prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, que após a chegada do equipamento viajou para São Paulo, para buscar junto aos representantes do governo estadual todo apoio possível nas ações de desassoreamento, manutenção no leito do rio que precisa ser executada de maneira definitiva. “Se essa intervenção tivesse sido feita há tempos, quando governos municipais anteriores liberaram a construção de residências próximas ao rio Capivari, não teríamos passado por enchentes, pessoas não teriam sido atingidas”, salientou o prefeito Brischi.

Ainda segundo o Prefeito Edivaldo Brischi, desde o início de seu mandato, sua administração está solicitando apoio para a realização do desassoreamento em Monte Mor, como forma de prevenir e proteger os munícipes das enchentes, mas a ação precisa de autorização e licenças, e demanda alto valor de recursos. “Eu, pessoalmente, estive em busca de recursos, liberações e apoio junto ao governo estadual e federal, por inúmeras vezes, mas infelizmente os trâmites são morosos. Hoje, vou novamente a São Paulo, para uma nova reunião junto ao governo estadual, que tem nos ajudado muito nos últimos tempos, tanto o Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, quanto o secretário Estadual de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab, assim como toda sua administração, a quem sou muito grato”, finalizou o prefeito Edivaldo Brischi.

As chuvas da Região Metropolitana de Campinas, a RMC, especialmente de Campinas, em parte, escorrem para afluentes e córregos que deságuam no rio Capivari, que atravessa Monte Mor. O volume de chuva intensas chega rapidamente à cidade, e se junta às águas da chuva que caíram no município, podendo fazer com que o rio Capivari atinja o transbordo, causando inundações, situação que tem como medida eficaz de controle, o desassoreamento.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024