22 FEV 2024
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Seu lixo pode se tornar uma arma

Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Monte Mor lança campanha de conscientização para o descarte correto de lixo: “seja consciente e evite causar acidentes”.

Em Monte Mor, segundo a empresa que faz a coleta de lixo no município e reporta as ocorrências para a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, os casos de acidentes com coletores é quase que diário, o que ocasiona, além de curativos e idas ao hospital, em casos mais graves, em afastamento do profissional que faz a coleta.

Ainda segundo a empresa, mesmo com o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), alguns materiais cortam ou perfuram as luvas e ferem os coletores. E o problema pode ser ainda mais grave, já que os ferimentos e o contato dos coletores com os materiais cortantes ou perfurantes dentro do lixo, pode causar contaminação indireta, já que o material está no lixo, ou direta, em caso de agulhas de seringa que, muitas vezes, é descartada no lixo doméstico de forma incorreta. Doenças como hepatite B e C e mesmo o HIV podem ser transmitidas dessa forma, além de outros vírus e bactérias contidas no lixo.

Segundo a engenheira ambiental da Prefeitura de Monte Mor, Maria Tereza, o descarte de cacos de vidro, lâminas, latas de alumínio, palitos de espetinho e até agulhas utilizadas em seringas precisam ser feitas de forma correta. Uma garrafa, copo, prato, lâmpada ou qualquer outro material que seja cortante ou perfurante, se for para ser descartado no lixo comum, precisa ser embalado em jornal velho ou colocado dentro de uma caixa de papelão, como as de leite ou de sapato. Há ainda a possibilidade desse material ser descartado dentro de garrafas Pets, desde que haja uma forma de evitar que o material saia da garrafa no transporte.

Agulhas de seringa, de forma muito específica, devem ser levadas em caixa fechada para o posto de saúde mais próximo da residência onde foi usada. Os profissionais da unidade de saúde saberão dar o destino correto para o material, segundo Maria Tereza.

O descarte correto de lixo cortante ou perfurante garante a segurança dos coletores de Monte Mor, vítimas do descuido, da imprudência ou do desconhecimento das pessoas que descartam esse tipo de material de qualquer forma. Mas não é só isso, o descarte correto ainda garante a segurança do próprio usuário do serviço, que também pode se tornar vítima de seu próprio lixo. Animais domésticos ou de rua do mesmo modo são vítimas constantes desse tipo de descarte, já que, ao revirar o lixo em busca de comida, são feridos ou contaminados da mesma forma que os humanos.

Para mais informações sobre o assunto, a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Monte Mor disponibiliza o telefone 19.3889-1455 ou o whatsapp 19.9.7413-3753.