30 NOV 2023
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Monte Mor recebe visita técnica do DAEE

Reunião entre o Prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi e representantes do DAEE-SP analisa andamento e desenvolvimento das ações de desassoreamento no município.

O Prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, acompanhado pelo secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Claudinei Rodrigues, e pelo procurador do município e interinamente secretário de Planejamento e Obras, Dr Mario Cezar Franco Júnior recebeu em seu gabinete, nesta quinta-feira (30), para uma reunião os representantes do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) unidade de Piracicaba - SP, a diretora técnica II, Regina Aparecida Ribeiro, e o engenheiro, Arthur, onde discutiram o andamento dos serviços de desassoreamento no município.

Os trabalhos de desassoreamento e abertura de calha tiveram início no mês de outubro, em Monte Mor, no córrego Central, região próxima à Rodoviária e bairro Jardim Santa Izabel, onde foram retirados cerca de 5.200 m³ de sedimentos. Os trabalhos de limpeza seguiram para o córrego da Água Choca, no bairro Vila Farid Calil, e tem previsão de retornar para o córrego Central, além de realizar o desassoreamento também em trechos do rio Capivari que atravessa a cidade.

Para o Prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, que fez a solicitação da inclusão de Monte Mor no programa do Governo do Estado de São Paulo implementado pelo DAEE, o Programa Rios Vivos, as intervenções da ação são muito importantes para a contenção de inundações e alagamentos em Monte Mor. “O desassoreamento vai reduzir os impactos das enchentes e promover mais segurança para população, esse continua sendo nosso objetivo”, destacou o prefeito Edivaldo Brischi.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Monte Mor, Claudinei Rodrigues, o DAEE assegura o desenvolvimento integral e sustentável das bacias hidrográficas do Estado de São Paulo, por meio dos serviços disponibilizados pelo  programa Rios Vivos, que atenua as consequências negativas das chuvas intensas, que causam inundações e enchentes. “Estamos confiantes nos resultados da ação que começou a pouco mas seguirá realizando o necessário desassoreamento, para sanar a preocupação da atual administração do Prefeito Edivaldo Brischi de garantir uma Monte Mor melhor e mais segura para os munícipes”, mencionou o secretário Rodrigues.

Ainda segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente de Monte Mor, o programa atenuante para eventos climáticos de proporções críticas e extremas, compreende os serviços de desassoreamento, de controle de erosão, de contenção de margens, de proteção e revitalização de nascentes, várzeas e corpos hídricos de forma a amenizar os eventos de calamidade em decorrência de volumosas precipitações e assegurar a integridade física e material dos munícipes.