22 AGO 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL
SEBRAE Aqui Monte Mor

Representantes do SEBRAE, são recebidos no Paço Municipal para reunião de balanço de suas atividades no município e discussão das futuras ações.

Representando o Prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, o chefe de Gabinete, Ricardo Bizetto recebeu no Paço Municipal, na última quinta-feira (17), a equipe representante do SEBRAE, para um balanço das atividades empreendidas em Monte Mor, durante a atual gestão, e ainda discutiram os próximos passos do plano de ação futuras, junto ao órgão de capacitação empreendedora, que atua em parceria com a Prefeitura de Monte Mor, através da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social de Monte Mor.

O Posto SEBRAE Aqui Monte Mor já realizou mais de 8 mil atendimentos, somente no período da atual gestão do Prefeito Edivaldo Brischi, contemplando pessoas físicas e pessoas jurídicas, ultrapassando em 2022, em quase 500% sua meta de operação firmando o posto de Monte Mor, como referência em serviços oferecidos.

Em números o Sebrae Aqui Monte Mor, está em 60° lugar no ranking estadual, dentre 652 cidades no estado de São Paulo, no total de clientes distintos, e em 101° lugar em relação ao total de clientes atendidos. Na RMC (Região Metropolitana de Campinas, o Sebrae Aqui Monte Mor fica  5° lugar na colocação no total de clientes distintos e de atendimentos, em relação aos 24 postos da região.

Os serviços empreendedores do Posto SEBRAE Aqui Monte Mor foram solicitados em sua maior parte, por mulheres pelas capacitações. A faixa etária de maior procura pelas atividades do órgão em Monte Mor, são pessoas dos 18 aos 30 anos de idade.

Os programas ministrados pelo SEBRAE Aqui Monte Mor, atua em diversas frentes  como com o INOVA, o Empreenda Rápido, o SEBRAETEC, e o Programa ALI, desenvolvendo uma variada gama de serviços à comunidade.

Como destaque ainda para o engajamento e presença da cultura empreendedora em toda rede de escolas municipais da cidade de Monte Mor, no ano de 2022, e que está previsto para realizar novamente neste ano de 2023, de capacitação pelo SEBRAE, de professores e alunos, através da metodologia do JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), com os alunos participando da Semana de Empreendedorismo e tendo acesso às orientações e capacitações sobre o tema, além de cases (casos) de sucesso e estímulos para desenvolver suas atitudes e comportamentos empreendedores.

Segundo o chefe de Gabinete, Ricardo Bizetto, o acesso às capacitações de maneira gratuita para a população abrem caminhos e reforçam a criação de novas rendas, através do incentivo transformador das qualificações adquiridas. “Existe sempre a possibilidade dos alunos de fato se tornarem futuros empreendedores, abrindo assim seus próprios negócios, ou mesmo levando mais conhecimento para quem já está com sua empresa em funcionamento”, mencionou chefe de Gabinete, Bizetto.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Marcos Molina, a parceria da Prefeitura de Monte Mor junto ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae, traz consigo uma contribuição sólida para com o cidadão, que se beneficia com a ampliação dos serviços, aumentando a possibilidade de mudanças sociais e de vida. “Para alavancar o empreendedorismo no município, é vital nos mantermos alinhados com o Sebrae, profissionalizando os empreendedores, impulsionando Monte Mor, social e economicamente”, comentou o secretário Molina.

Segundo o diretor de Desenvolvimento Industrial e coordenador do Sebrae Aqui Monte Mor, Bruno Ferrera, o objetivo é continuar fortalecendo o empreendedorismo no município. “Nosso trabalho vai de encontro com o cumprimento da demanda que habilite, capacite e qualifique ainda mais pessoas. Muitas iniciativas terão início em breve, com o objetivo de propor conhecimento, habilidades e atitudes, inclusive voltadas para o público jovem, focado no universo do empreendedorismo”, completou o diretor Ferrera.

O SEBRAE, investiu no ano de 2022, mais de R$ 380 mil reais, em sua unidade de Monte Mor, com a ministração dos cursos técnicos de capacitação, e neste ano até o mês de julho, já ultrapassou os R$ 215 mil reais, com previsão de atingir o investimento de cerca de R$ 420 mil reais, até o final de 2023.

Acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Social de Monte Mor, Marcos Molina; e pelo diretor de Desenvolvimento Industrial e coordenador do Sebrae Aqui Monte Mor, Bruno Ferrera; o chefe de Gabinete Bizetto, recebeu o consultor de Negócios do Sebrae, Bruno Santos; a gestora da Cultura Empreendedora do Sebrae, Aline Santos; o gestor do Posto SEBRAE Aqui Monte Mor, Robson Moreira; o gerente do Escritório Regional de Campinas do SEBRAE, Nilcio Cairbar de Souza Freitas, e a agente de atendimento do Sebrae Aqui Monte Mor, Maria Fernanda Ross Matheus.

Participaram do encontro ainda a procuradora municipal, Dra Leticia Julio, e a supervisora de Ensino, Joly Cirino.