25 OUT 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL
Programa Prospera Família

Formatura do Programa Prospera Família abrilhantou a tarde de sexta-feira, dia 20 de outubro, em evento realizado no auditório do Centro Cultural Joaquinzão.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social realizou nesta sexta-feira (20) a entrega dos Certificados de conclusão de participação no Programa Prospera Família. Ao todo foram 17 bolsistas que concluíram o Programa.

O Programa Prospera Família é uma parceria do município com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado, com foco na primeira infância, visando romper o ciclo da pobreza. Podem participar do Programa somente famílias monoparentais, que possuíam em sua composição familiar crianças de até 6 anos, além de ter renda familiar de até R$ 240,00.

O Programa tem duração de 12 meses, onde são ofertadas tutorias para a construção de um projeto de vida, habilidades pessoais, capacitação profissional, noções sobre empreendedorismo e educação financeira. Além das oficinas oferecidas, as bolsistas recebem uma ajuda de custo mensal e ao final do Programa um incentivo financeiro para empreenderem e colocarem em prática o que aprenderam.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social de Monte Mor, Marcos Molina, foi uma tarde de muita emoção e também de esperança. O objetivo do Programa Prospera Família é tirar as famílias de uma situação de vulnerabilidade social e devolvê-las ao mercado de trabalho, seja por meio de um emprego ou por meio do empreendedorismo, e a formatura é um dos muitos marcos do programa, de certa forma um ponto de partida.

As oficinas de tutoria foram realizadas por equipes de assistentes sociais do CRAS Paulista, já as capacitações foram feitas com o apoio de parceiros. O SEBRAE ministrou os cursos de assessoria produtiva, empreendedorismo e pesquisa de mercado; e a ETEC, também parceira do programa, realizou o curso de ofício de Recepção e Atendimento, com objetivo de capacitar o aluno para orientar o público, prestando serviços de atendimento ou realizando coleta de informações, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços.

O evento contou com a apresentação do Ballet Infantil da OSC INCAF - Instituto Nacional de Apoio à Família, e também foi realizada uma palestra motivacional pela jovem empreendedora Hanna Martins.

Estiveram presentes no evento o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social de Monte Mor, Marcos Molina; as vereadoras Camilla Hellen (Republicanos), Wal da Farmácia (União), e o vereador Alexandre Pinheiro (PDT). Também o diretor da ETEC, Wagner José da Silva; o coordenador do curso de ofício ministrado pela ETEC, Geovane Gomes da Silva; as professoras do curso de ofício Lívia e Suellen; a presidente do Conselho Municipal do Direito da Mulher e Pró-Justiça, Dra. Denise Tigre; e a coordenadora GCMF Daniela E. Lima, membro da Patrulha Maria da Penha de Monte Mor.