05 ABR 2024
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL
Nova Casa Abrigo é inaugurada em Monte Mor

O novo espaço para abrigar crianças em situação de risco ou abandono em Monte Mor possui ambientes maiores e mais adequados para o atendimento de até 20 crianças.

A inauguração aconteceu nesta sexta-feira, dia 05 de abril, e contou com a presença de diversas autoridades municipais, como o prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, e a secretária de Finanças, Silvana Zanetti, que foi secretária interinamente de Desenvolvimento Econômico e Social durante a adaptação da nova casa e a mudança.

A Casa Abrigo ou Casa da Criança "Clara Luiza Clemente" tem hoje capacidade de atender 20 crianças de 0 a 17 anos, e, entre todos os diferenciais em relação ao espaço anterior, a nova casa possui uma cozinha mais ampla e segura, já que é separada do restante da residência, evitando a entrada das crianças no ambiente, algo que pode evitar acidentes, além de agora ter equipamento melhores e mais adequados; refeitório maior; acessibilidade; privacidade e segurança, já que, pelo lado de fora, não é possível ver dentro da casa; espaço de estudo e recreação interno; quartos em número suficiente para que as crianças possam dormir separadamente não apenas por gênero, mas também por faixa etária; e uma estrutura melhor também para as pessoas que trabalham no local.

Para Silvana Zanetti, que durante o processo de mudança foi a secretária interina de Desenvolvimento Econômico e Social de Monte Mor, pasta responsável pela Casa Abrigo, a mudança da casa se deu por uma compreensão de que era preciso mudar e melhorar o atendimento às crianças que já estão na Casa Abrigo e outras que eventualmente precisem ser atendidas. E tudo só aconteceu por conta do esforço conjunto de todos os envolvidos no processo. Acrescentou também que a mudança é também uma mudança não apenas de local, mas também de um sentimento desta administração. A mudança de local, de uma casa para outra, de um espaço físico para outro, foi apenas uma pequena parte daquilo que deve ser - e deve ser sempre - algo que se veja para muito mais do que a prestação de um serviço.

Já para o prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, a preocupação que se deve ter com essas crianças precisa ser prioritária. Elas já vivem um momento muito complicado, com histórias muito tristes e, no momento mais importante em sua formação enquanto pessoas, estão vivendo dramas complicados. Por conta disso, é nossa obrigação cuidar bem dessas crianças, dar a elas condições para se recuperar e encontrar um caminho mais bonito na vida.

A Casa Abrigo é um espaço para acolhimento de crianças, como já dito na matéria, em situação de risco ou em situação de abandono, todos acolhidos por ordem judicial até o período de adoção ou de retorno seguro para a família.