16 AGO 2023
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Gestão de resíduos

Monte Mor, que integra Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos, marca presença com representantes da pasta de Meio Ambiente na apresentação do projeto de fomento à recuperação de recicláveis na região.

O secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Monte Mor, Claudinei Rodrigues, representando o Prefeito Edivaldo Brischi, acompanhado pela engenheira Ambiental, Maria Tereza, participou nesta terça-feira (15), do encontro promovido pela Ambipar ViraSer, em sua sede, na cidade de Nova Odessa, em conjunto com o Consórcio Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos), que apresentou o projeto que busca maximizar os indicadores de reciclagem, de forma que ainda impulsione a economia na região.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Monte Mor, Claudinei Rodrigues, o projeto pretende intensificar a recuperação de recicláveis, que deixariam de ser descartados em aterros sanitários, sendo direcionados para cooperativas de reciclagem, assim gerando trabalho e renda para os profissionais da área. “É um dos objetivos da atual administração do Prefeito Edivaldo Brischi, promover avanços que se reflitam em conquistas, para agora e para o futuro”, mencionou o secretário Rodrigues.

A apresentação dos dados na reunião desta terça-feira, reuniu representantes do poder público das sete cidades que integram o Consórcio Consimares, Monte Mor, Nova Odessa, Hortolândia, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré, Capivari e Elias Fausto, além da participação de representantes de empresas da região.

Ainda segundo o secretário Rodrigues, “os esforços em conjunto de ambos os setores amplia a força da cadeia de reciclagem, de sua capacidade em suas operações, e favorece a inclusão social e de produção, no emprego de uma conduta humanizada e sustentável, utilizando estratégias que contribuam com a logística adequada de recicláveis, e auxilie a reciclagem e a economia dos municípios”, concluiu o secretário.

No encontro realizado pelo Consórcio Consimares, e pela Ambipar ViraSer, as informações técnicas levantadas do território Consimares, com uma população estimada em cerca de 1 milhão de habitantes, e que produz 700 toneladas de resíduos diariamente, foram aplicadas na elaboração e apresentação das alternativas, que fomentem o potencial de reciclagem de resíduos recicláveis de cada município no reaproveitamento por cooperativas.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024