07 JUN 2023
Atenção Básica em Saúde de Monte Mor apresenta significativa melhora

Secretaria de Saúde de Monte Mor apresenta os números dos atendimentos em saúde no município, destacando a cobertura básica que, em Monte Mor, é de 68,20%, número bem acima dos indicadores estaduais.

A atenção básica, como definição do Ministério da Saúde, é o começo do atendimento (porta de entrada) para todos os usuários do sistema de saúde pública ou privada. Em certo sentido, o primeiro contato em urgência ou emergência, mas também e principalmente uma forma de atendimento prévio, que objetiva a orientação sobre a prevenção de doenças e sobre os encaminhamentos oferecidos em casos mais graves, sendo para especialidades ou setores de maior complexidade.

No setor público o sistema também funciona como um filtro capaz de organizar o fluxo, tanto para casos mais simples, de pequena complexidade, como para casos mais graves, de maior complexidade.

Em Monte Mor, assim como em todas as outras cidades do Estado de São Paulo, este trabalho é feito nas Unidades Básicas de Saúde, tanto individualmente como coletivamente, seguindo sempre o caminho de promover de forma humanizada a saúde para todos, sempre envolvem a promoção, a prevenção, a proteção, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos, os cuidados paliativos e a vigilância em saúde.

Todo este conjunto de ações formam o atendimento básico em saúde, e todo este atendimento é medido tanto quantitativamente quanto qualitativamente, e se expressa em indicadores. Monte Mor atingiu neste quadrimestre, o primeiro de 2023, um número positivamente satisfatório, 68,20%. Tomando como referência o estado de São Paulo (59,80%) e da região de Campinas (61,20%), a maior e mais importante cidade em saúde da região, Monte Mor mostra que a saúde no município tem sido levada a sério. Para se ter uma ideia, em 2022, o indicador ficou em 68,2% no último quadrimestre, 65,8% no segundo quadrimestre, e 63,2% no primeiro quadrimestre do ano. Já em 2021, os números foram de 64,4% no último quadrimestre, 65,2% no segundo, e 63,2% no primeiro quadrimestre.

Segundo a secretária de Saúde de Monte Mor, Eliane Piai, a melhora nos números é fruto de um trabalho de envolvimento de cada servidor, unidade de saúde por unidade de saúde, que tem compreendido e se esforçado em oferecer para a população do município o melhor atendimento possível, atendimento profissional, sério e humanizado.

A melhora nos números é uma busca constante da atual administração municipal, que tem como objetivos, na visão do prefeito Edivaldo Brischi, um serviço prestado com excelência tanto na saúde, cujos números mostram o trabalho feito, quanto na educação, segurança, infraestrutura etc, que também estão mostrando melhorias em seus indicadores.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024