05 JUN 2023
Dia D de vacinação contra a gripe aplica 230 vacinas

Junto à programação do Bora Brincar, que aconteceu neste sábado, dia 03 de junho, a Secretaria de Saúde realizou no centro e no Jardim Paulista, o Dia D de vacinação.

Com a ação, a equipe de Vigilância em Saúde de Monte Mor, departamento da Secretaria de Saúde, contabiliza 11.349 doses de vacinas contra a gripe aplicadas, atingindo 40,01% do público esperado. Por públicos específicos os números são: gestantes com 33,79%, idosos com 49,73%, puérperas com 34,26%, profissionais de saúde com 50,98%, professores com 21,07%, e crianças com 26,91%.

O número ainda é muito baixo segundo a secretária de Saúde de Monte Mor, Eliane Piai, que afirma que as vacinas, não só contra a gripe, são indispensáveis no combate às já conhecidas e perigosas doenças que continuam por aí, controladas pelas vacinas, mas que, diminuindo o número de vacinados, podem voltar e comprometer a saúde de adultos e, especialmente, de crianças. Vacinas salvam vidas, reafirmou a secretária.

Em Monte Mor, as Unidades de Saúde estão abertas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16 horas, com entrega de senhas até as 15h30, para a aplicação de vacinas contra a gripe, com o público definido a partir de 6 meses de idade, tendo como público de risco idosos, crianças e gestantes; contra a Covid-19, especialmente com a bivalente, vacina voltada para todas as pessoas que já completaram o ciclo vacinal de duas doses ou mais da vacina, sendo que a última precisa ter sido tomada há mais de 4 meses.

Do mesmo modo, há também as vacinas que fazem parte do calendário de vacinação comum, tanto para crianças quanto para adolescentes, jovens e adultos, que seguem com o objetivo de deixar em dia as vacinas da carteirinha de vacinação.

Nos últimos anos se intensificaram os grupos e as notícias contra as vacinas, algo que fez com que o número de vacinados, especialmente entre crianças, fosse diminuído de forma preocupante, o que fez com que o Ministério da Saúde, no âmbito nacional, e as Secretarias de Saúde de estados e municípios, de forma local, passassem a buscar meios de desmistificar a vacina, desmentir boatos sobre as reações e incentivar a vacinação, para que os números voltem a patamares das décadas de 90 e dos anos 2000, e o país volte a ser exemplo de imunização por meio da vacina para o mundo.