06 JUN 2023
Monte Mor registra 160 casos positivos de dengue de janeiro a maio de 2023

Monte Mor mantém alerta com relação aos casos de dengue no município, e convida a todos para participarem juntos no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde de Monte Mor, em 2023, no município, foram contabilizados entre janeiro e maio, 302 notificações de casos suspeitos de dengue, confirmando 160, negativando 128, 14 ainda estão em aberto e 1 caso evoluiu para um caso mais grave da doença.

Comparados aos números de 2022, quando os casos notificados foram de 249 e os positivos 71, sem nenhum caso mais grave, e levando em conta os números da dengue no Brasil, São Paulo e na RMC, a Secretaria de Saúde entende que a situação de Monte Mor continua preocupante e a questão da dengue precisa ser levada à sério por todos, e o combate aos possíveis criadouros precisa ser prioritário. Desde o dia 5 de maio, Monte Mor é considerada de Risco Moderado para dengue, segundo o Centro de Vigilância Epidemiológico do Estado de São Paulo.

Campinas registrou neste ano o sexto maior número de casos de dengue desde 1998. De janeiro a maio foram 7.151 casos registrados. Sendo a maior cidade da região e vizinha de Monte Mor, o município pode ser tomado como referência, parâmetro para avaliar a situação de Monte Mor, que passa pelos mesmos fatores que agravam os números de casos de dengue neste primeiro período do ano que, excepcionalmente, passou por um período grande de chuvas.

Neste sentido, a equipe de combate a endemias de Monte Mor intensificou as ações com relação ao combate à dengue no município, com visita de casa em casa por parte do agentes, orientação, eliminação de criadouros e inspeção de estabelecimentos considerados como pontos de possíveis criadouros do mosquito, locais com grande acúmulo de resíduos e utensílios que possam acumular água. Também já foram realizadas 4 ações de nebulização, que seguem critérios técnicos previsto pela Vigilância em Saúde do Estado de São Paulo, em caso de número significativo positivo de dengue em uma mesma área, o processo de nebulização é realizado para eliminar os mosquitos já adultos e, deste modo, bloquear a proliferação dos mesmos. No entanto, por conta de vários fatores complicadores da nebulização, ela só é usada em último caso. A educação, prevenção e ações que visem eliminar os criadouros são muito mais eficientes.

O Departamento de Comunicação da Prefeitura também mantém campanha do que pode ser feito para eliminar os focos e criadouros do mosquito, tanto nas redes sociais quanto no site, com página específica sobre o tema: https://www.montemor.sp.gov.br/portal/servicos/1019/dengue-zica-e-chikungunya/ Para mais informações é possível também ligar para o 19.3979-7070 (Secretaria de Saúde) ou 19.3879-1130 (Vigilância em Saúde).