05 JUN 2023
FINANÇAS
Prefeitura de Monte Mor mantém as contas em dia

Com medidas firmes implantadas desde o início do mandato do prefeito Edivaldo Brischi, a Secretaria de Finanças de Monte Mor cumpre com a responsabilidade financeira do município e, com isso, garante sinal verde para boas linhas de crédito.

A Prefeitura de Monte Mor, através da Secretaria de Finanças, vem realizando desde 2021, um trabalho de organização assertiva, pagando dívidas, regularizando contratos, planejando diariamente os compromissos de pagamentos a fornecedores e aos funcionários públicos. Essas medidas implantadas desde o início do mandato do prefeito Edivaldo Brischi, como contingenciamento de recursos, para melhor controle e contenção de gastos, garantiram que as obrigações financeiras do município fossem cumpridas e o pagamento de todas as contas se mantivesse em dia.

SERVIDOR PÚBLICO

Em 2022, a Secretaria de Finanças conseguiu adequar no orçamento o reajuste do salário dos servidores municipais em 14%, além do aumento no vale de R$ 100,00, e em 2023 o reajuste salarial foi fechado em 6%, e um aumento de aproximadamente 21,50% no vale-alimentação, passando dos atuais R$ 700,00 para R$ 850,00.

Desde 2021, também foram pagos todas as licenças prêmio que estavam em atraso desde 2018, sendo que hoje todos recebem o benefício em seus respectivos vencimentos. Do mesmo modo, os pagamentos de salário do servidor, que podem ser realizados até o quinto dia útil do mês, estão sendo pagos pela atual gestão, sem atrasos, dentro do mesmo mês.

FORNECEDORES

A Prefeitura tem mantido rigorosamente em dia os pagamentos aos fornecedores, que comumente estipulam prazo de até 28 dias, recebendo sempre antecipadamente, recuperando a credibilidade dos fornecedores, perdida pelo município nos anos anteriores.

IPREMOR

Hoje, a prefeitura possui uma dívida junto ao Ipremor, dívida essa deixado pela antiga gestão, em torno de R$130.000.000,00 (cento e trinta milhões de reais) sendo pago mensalmente o valor de R$1.500.000,00 (hum milhão e quinhentos mil reais) todo mês. Devido estes pagamentos estarem sendo pagos em dia, foi concedido junto ao Ipremor um desconto no recolhimento da alíquota patronal de 32,22% para 25,38%.

AUXÍLIO NUTRICIONAL

Após muitos estudos e ajustes da equipe da Secretaria de Finanças, a atual administração conseguiu conceder neste ano de 2023 o auxílio nutricional aos servidores públicos municipais inativos e pensionistas vinculados ao órgão de Regime Próprio de Previdência Municipal (Ipremor - Instituto de Previdência Municipal), com proventos e pensões mensais não superiores a R$ 3 mil reais.

Este auxílio, o auxílio nutricional pago aos servidores mensalmente no montante de R$ 700, reajustado conforme acordo de 2023, passando para R$ 850,00, começou a beneficiar mais de 75% (setenta e cinco por cento) dos inativos, a um custo mensal de 185 mil reais, mais de 2 milhões ao ano, pagos em benefícios pela prefeitura, com o intuito de valorizar a dedicação dos profissionais, trabalhadores que prestaram serviços por anos à cidade de Monte Mor.

SECRETARIA DE FINANÇAS

É de responsabilidade da Secretaria de Finanças a gerência da área financeira do município, com planejamento, organização, supervisionando e coordenando os serviços com relação às áreas contábil, financeira, tributária e de arrecadação, assegurando assim o processo constante das atividades, promovendo tramitação de informações entre as diversas secretarias da administração, mais rápidas e eficientes.

A Secretaria de Finanças também é responsável por desenvolver, em conjunto com as demais secretarias, a proposta orçamentária anual, indicando quanto e onde gastar o dinheiro público no período de doze meses (no caso, para o próximo ano de 2024), com base no valor total arrecadado do ano anterior. Após serem apresentadas e discutidas por meio de participação pública, o Poder Executivo é o autor da proposta, e o Poder Legislativo a transforma em lei (Lei Orçamentária Anual - LOA).

Para a secretária de Finanças de Monte Mor, Silvana Zanetti, que afirma ter total apoio do prefeito Edivaldo Brischi, a meta permanece com foco na elaboração e prestação de um serviço de lisura e conformidade no decorrer de nossas funções, cumprindo com os parâmetros fixados pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Para a prefeitura, por conta desse trabalho, foram oferecidas excelentes linhas de crédito, o que somente acontece com municípios que demonstraram ser bons pagadores, como é o nosso caso hoje, com as contas em dia.

Ainda segunda Silvana Zanetti, a Prefeitura de Monte Mor conquistou o equilíbrio das contas, com seus pagamentos sendo realizados rigorosamente em dia, pois temos o compromisso de tornar o trabalho do Executivo de melhor eficácia na gestão pública, proporcionando transparência, com ética para trazer serviços públicos de qualidade.

Compete também à Secretaria de Finanças gerenciar e manter o equilíbrio financeiro de todas as secretarias da administração municipal. Desenvolver a política financeira e tributária do município, nas atividades de lançamento, arrecadação e fiscalização de tributos, recebimento e movimentação de valores e de lançamentos contábeis, assim como preparar balancetes, o balanço geral e as prestações destas contas de recursos transferidos para o município por outras esferas de governo. Deve ainda processar essas despesas e manter o registro e os controles contábeis da administração financeira, orçamentária e patrimonial do município, entre outras atribuições.