Museu Municipal Elisabeth Aytai conta a história de Monte Mor a alunos da rede municipal em visitas organizadas com o objetivo de mostrar a Monte Mor do passado para aqueles que vão construir a Monte Mor do futuro.
Desde o dia 23 de março, quando o Museu Municipal Elisabeth Aytai reabriu suas portas, depois de um período de reformas, conservação e manutenção de seu espaço e de algumas peças de seu acervo, muitas estão sendo as visitas individuais à nova exposição que dá abertura a esta reinauguração, a Exposição - “História e Memória de Monte Mor”.
O museu, agora mais moderno, mais organizado e mais aconchegante, com a nova exposição, que conta a história de Monte Mor desde os tempos mais antigos, antes mesmo da chegada dos primeiros moradores do período de colonização, quando a região era ainda habitada pelos povos originários do Brasil, na antiga Pindorama, também tem recebido a visita de alunos da escola municipal Professora Terezinha do Menino Jesus Calil.
Segundo a historiadora Luana Hara Albarracin, responsável pelo museu, o objetivo neste ano de 2023, com os 152 anos de Monte Mor, e a reforma do museu, é adequar o espaço aos olhos da nova definição de museus do ICOM e o crescimento de público, principalmente das escolas municipais, estaduais e particulares do município, despertando o interesse e envolvimento dos jovens pela história e pelo museu. Nas últimas duas semanas, ainda segundo Luana, o museu recebeu 30 alunos por dia da escola Terezinha, e as visitas, acompanhadas pelas funcionárias do espaço, Sônia Manescho e Alice Beatriz, não vão parar. Tem muita gente, especialmente as crianças, que não conhecem o museu e seu acervo sobre Monte Mor, e está na hora de mudarmos essa realidade, concluiu a historiadora.
Para Marcelo Lírio, diretor de Cultura de Monte Mor, o museu sempre teve um papel de preservar uma história que é desconhecida da maioria das pessoas e que, por muito tempo, foi pouco aproveitada ou tratada com pouca importância. O que não impediu o museu de ser visto e reconhecido como um espaço de pesquisa acadêmica brasileira e internacional. O legado do senhor Desidério Aytai foi preservado e ainda é um ponto de referência para o município de Monte Mor.
Já segundo Ronaldo Corrêa, diretor de Turismo do município, o museu se abre para um novo tempo. Ele está se tornando um espaço de todos e para todos, especialmente das novas gerações que começam a visitar o museu e seus espaços, como a Opy. As visitas têm este objetivo, criar uma memória histórica e afetiva com Monte Mor.
Para prestigiar a exposição é só comparecer ao Museu Elisabeth Aytai, na rua Rage Maluf, 101, Centro – Monte Mor. Horário de funcionamento das 08 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Um passeio gratuito, divertido e uma ótima dica para estudantes, interessados e a população em geral viverem esta marcante experiência. Já as visitas podem ser agendadas pelos contatos com o museu.
Página do Museu no Facebook: https://www.facebook.com/Museu-Municipal-Elisabeth-Aytai-103758462267689. Email: museu.elisabethaytai@montemor.sp.gov.br / Telefone: 3879-2174.