10 MAR 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL
Administração do Prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, concede reajuste de 40% no valor da bolsa auxílio desemprego do Programa Especial de Auxílio de Desemprego (PEAD)

Programa conhecido como Frente de Trabalho, passa a contar com reajuste promovido pela atual administração, atende cerca de 200 pessoas por mês em Monte Mor.

A administração do Prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, concedeu reajuste de 40% no valor da bolsa auxílio desemprego do Programa Especial de Auxílio de Desemprego, conhecido como Frente de Trabalho, que de R$ 500 reais, passa para R$ 700 reais.

Segundo a Lei 1304/02009, o Programa tem finalidade assistencial, que visa proporcionar ocupação, treinamento e qualificação profissional, além de renda para até 200 trabalhadores por mês, a partir de 18 anos de idade, voltado para integrantes da população desempregada residente no município.

Além da bolsa, os beneficiários têm direito ao recebimento de uma cesta básica completa, são contemplados com um seguro, durante o período do Programa, que os garante uma maior proteção, e também à realização de cursos de treinamento, aperfeiçoamento e alfabetização.

O benefício da bolsa auxílio desemprego é concedido pelo prazo de até seis meses, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, e assim que o beneficiário obtiver emprego, os benefícios decorrentes desta Lei cessam imediatamente, conforme dita a norma, que também indica que a participação da pessoa no Programa implica em colaboração no desenvolvimento de ações, também de interesse da comunidade local, preferencialmente aquelas pertinentes às áreas de serviços urbanos, como complementação prática dos cursos de treinamento e aperfeiçoamento.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico e Social, Elaine Ravin Brischi, os beneficiários do programa merecem o reajuste, que acrescenta de forma muito importante e positiva em seu poder aquisitivo. As pessoas que fazem parte da Frente de Trabalho, por meio da capacitação do programa, ainda ficam mais preparadas para o mercado de trabalho e para novas possibilidades, concluiu a secretária.

Para a chefe de Desenvolvimento Comercial, Jussara Mattos, o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, oferecido aos contemplados pelo programa, tem sido fundamental para o desenvolvimento das atividades, que de forma positiva, sempre trabalha com o objetivo de trazer melhorias aos atendidos.

As atividades do Programa tem duração de 6 horas diárias, num total de 30 semanais, sem vínculo empregatício, e ainda um dia inteiro e uma hora diária de curso de treinamento ou qualificação.

O Programa conhecido como Frente de Trabalho, pode ser acessado através do CADASTRO ÚNICO, que tem o atendimento realizado das 8 às 17 horas, nas terças e quintas-feiras, na própria sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, na Rua XV de Novembro, 42, Centro da cidade; e também no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Jardim Paulista, na Rua Aniceto Muniz Alves 545, nas segundas, quartas e sextas-feiras.