11 OUT 2022
Secretaria de Saúde Monte Mor realizará eventos para marcar o Outubro Rosa

A partir do dia 16 de outubro, a Secretaria de Saúde Monte Mor, para lembrar a importância da saúde da mulher e dos cuidados preventivos no combate ao câncer, especialmente o de mama, realizará diversos eventos, que seguirão até o dia 22.

O Outubro Rosa é uma campanha celebrada mundialmente, e tem como objetivo a conscientização, especialmente das mulheres, em relação aos cuidados, prevenção e diagnóstico do câncer. Descobertos de forma precoce, por meios de exames ou do auto-exame, o tratamento do câncer de mama ou de colo do útero têm grandes chances de sucesso.

As programações organizadas pela Secretaria de Saúde terão de palestras à realização de exames, começando pelo dia 16, com abertura no Paço Municipal, às 8 horas, seguida por uma caminhada até a praça das Bandeiras, praça da Igreja São Benedito, onde acontecerá uma manhã com depoimentos e orientações; apresentação com o grupo Amigas da Onça; sorteio de brindes; varal do amor, onde serão pendurados lenços de cabeça para doação; e coleta de mechas de cabelo, para a confecção de perucas.

Dos dias 17 a 21, muitas atividades em diversos postos de saúde do município acontecerão, entre palestras e exames - o calendário pode ser acompanhado ao final desta matéria. No dia 22, o encerramento se dará com uma motociata, organizada pelo Moto Adventista Club, às 9 horas, na praça Tese Marine, antiga praça dos Peixes.

ONDE E COMO COMEÇOU O OUTUBRO ROSA

O movimento teve início no ano de 1990 em um evento chamado "Corrida pela cura", que aconteceu em Nova Iorque, tinha como objetivo arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.

O evento era produzido sem o envolvimento de instituições públicas ou privadas. A medida em que cresceu, outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional nos Estados Unidos, até se espalhar para o resto do mundo.

No Brasil, a primeira ação aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo. Com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista.

Iniciativas como essa, a partir de 2008, foram se tornando cada vez mais frequentes. Diversas entidades relacionadas ao câncer passaram a iluminar prédios e monumentos, transmitindo a mensagem, a prevenção é necessária.

CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES

DIA 17 DE OUTUBRO:

PSF Higor, unidade Central: palestra Saúde Mulher, às 9 horas;

PSF Jardim Panorama: aconselhamento em Sala de Espera;

PSF Moreira: palestra “o que é câncer de mama, os principais fatores de risco”; agenda para coleta de CO; avaliação das mamas;
solicitação de Exames; e sorteio de brindes.

PSF do Jardim Colina: exame de citologia oncótica e solicitação de exames; mamografia e exames de saúde da mulher;

PSF do Jardim Nova Alvorada: realização de exames de DST - teste rápido.

DIA 18 DE OUTUBRO:

PSF Higor, unidade Central: realização de exames Citologia Oncótica (agendados);

PSF Jardim Panorama: mutirão de Papanicolau (agenda livre, 30 vagas das 8 às 14 horas);

PSF Jardim Moreira: palestra: “auto-exame das mamas e a importância do rastreio do câncer de mama”; agenda para coleta de Exame de CO; avaliação das mamas e solicitação de exames; consultas com ginecologista; e sorteio de brindes;

PSF do Jardim Nova Alvorada: coleta laboratório (somente mulheres) e exame de Citologia Oncótica.

DIA 19 DE OUTUBRO:

PSF Higor, unidade Central: palestra sobre Lei Maria da Penha e segurança da Mulher, com a GCMF Daniele, às 9 horas;

PSF Jardim Panorama: palestra “rastreio do câncer de mama, indicadores do câncer de mama e os tratamentos disponíveis no SUS”; agenda para coleta de CO; avaliação das mamas e solicitação de exames; e sorteio de brindes;

PSF do Jardim Nova Alvorada: coleta laboratório (somente mulheres) e exame de Citologia Oncótica;

PSF Jardim Paviotti: realização de exames preventivos.

DIA 20 DE OUTUBRO:

PSF do Jardim Progresso: palestras “Cuidado Integrado da Mulher”; e grupo “Mexam-se pela Vida”.

PSF Higor, unidade Central: exames laboratoriais (exclusivo mulheres), às 7 horas;

PSF Jardim Panorama: orientações em Sala de Espera, Saúde Bucal, às 8 horas;

PSF Jardim Moreira: palestra sobre os “direitos do PCT em tratamento de câncer de mama e a importância da rede de apoio”; avaliação das mamas e solicitação de exames; consulta com ginecologista; roda de conversa com café da tarde (para as pessoas convidadas); e sorteio de brindes;

PSF Jardim São Clemente: palestra “saúde da mulher orientações gerais”; e inclusão na agenda para exames;

PSF Jardim Alvorada: café; laboratório; avaliação odontológica; palestra sobre saúde bucal; solicitação de exames de mamografia e ultrassom.

DIA 21 DE OUTUBRO:

PSF do Jardim Colina: orientações  em sala de espera, com o tema “a importância  do auto exame das mamas para a prevenção do diagnóstico do câncer de mama'';

PSF Jardim Panorama: chá de mulheres, com a presença do CRAS Centro (Benefícios e Direitos das Mulheres);

PSF Jardim Moreira: agenda para coleta de CO; avaliação das mamas e solicitação de exames;

PSF Herculano Ginefra, no Jardim San Remo: palestra com a terapeuta em análise corporal, Natalia Pessoa, às 9 horas;

PSF do Jardim Alvorada: palestra sobre DST; e teste rápido.

Para mais informações entre em contato com a Secretaria de Saúde de Monte Mor, pelo telefone ou whatsapp: 19.3979-7070.