11 OUT 2022
Prefeitura de Monte Mor promove pela 1ª vez Conferência Municipal de Educação

Com o propósito de garantir um espaço democratico para reflexão e deliberar assuntos que fomentem as políticas educacionais, a Secretaria de Educação de Monte Mor realiza Conferência Municipal de Educação.

Nesta sexta-feira (07), a Prefeitura de Monte Mor, através da Secretaria de Educação, promoveu pela primeira vez no município, a Conferência Municipal de Educação de Monte Mor, no Ginásio da Escola Municipal Miguel Jalbut, no Jardim Paulista, em Monte Mor. O evento contou com a participação do prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, e da secretária de Educação, Cultura e Turismo, Sandra Bruzon.

O objetivo da Conferência foi proporcionar um espaço democrático de construção de diretrizes que expressam valores e posições diferenciadas sobre aspectos educacionais, que apontaram renovadas perspectivas para a organização da educação do nosso município.

Várias câmaras temáticas foram formadas durante o plenário, abordando diversos assuntos relacionados a melhoria da qualidade da educação municipal, levados ao diálogo com muita seriedade. Ao final da Plenária foram realizadas votações, as quais a maioria favorável ao tema decidiu em conjunto. As reivindicações foram consideradas e serão analisadas a partir de agora pela Secretaria.

Para o prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi,a atual administração não tem medido esforços para prestar todo suporte necessário às demandas de Monte Mor. Manter as atividades em evolução, se modernizando como é preciso, proporcionando o que de melhor pudermos para as crianças e os jovens de nossa cidade é a nossa meta, é o nosso trabalho. Por isso a participação de todos foi e continua sendo muito importante.

Segundo a secretária de Educação de Monte Mor, Sandra Bruzon, adotar espaços amplos e democráticos de reflexão, discussão e articulações coletivas, com o uso de temáticas, que envolvam estratégias e diretrizes para a melhor forma de colocar em prática a política educacional.

Participaram ainda da conferência o vereador e presidente da Câmara Municipal, Alexandre Pinheiro (PTB), a vereadora Andrea Garcia (PTB) e o vereador e professor Adriel (PT). Entre os períodos da manhã e tarde o evento reuniu mais de mil pessoas, profissionais de educação, autoridades municipais e interessados no assunto da sociedade civil.

TEMÁTICAS ABORDADAS DURANTE A CONFERÊNCIA

Educação física; Arte; Língua Portuguesa; Língua Inglesa; Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Humanas; Educação do Campo; Creche: O trabalho com as faixas etárias multisseriadas; Creche: Avaliação de aprendizagem, novas possibilidades; Pré-Escola: O dilema da alfabetização e letramento; Educação Especial; Educação de Tempo Integral e Educação Integral; Projetos que apoiam os Anos Iniciais; Políticas Públicas nos Anos Iniciais; Creche: A importância do lúdico como instrumento de aprendizagem; Pré-Escola: A avaliação da aprendizagem; Pré-Escola: A transição creche x fases; EJA; Planejamento e Gestão Escolar; Creche: Novos rumos sobre os espaços; Creche: interação (escola x família: desafios e conquistas); Pré-Escola: reflexões acerca da infância e do brincar; Projetos externos nos anos iniciais; Políticas Públicas dos anos iniciais; Formação de profissionais da Educação; Tecnologias; Educação em Tempo Integral e Educação Integral; Diretriz extra curricular da PEI; Educação “Pós Pandemia” e as novas metodologias; Escola e comunidade; Projeto Político Pedagógico, avaliação institucional, caminhos necessários; Creche: Perfil do professor; Pré-Escola: Instrumentos avaliativos; Pré-Escola: O perfil do professor.

07/10/2022
Primeira Conferência Municipal de Educação