06 JUL 2022
EDUCAÇÃO
Prefeitura de Monte Mor cumpre demanda há muito tempo esperada e constrói poço semi artesiano em escola municipal

Escola municipal Pedro Trasfereti, por meio da secretaria de Educação, Cultura e Turismo de Monte Mor, ganha importante poço semi artesiano para sanar demanda de água.

Nesta segunda-feira (04), a Secretaria de Educação, Cultura e Turismo de Monte Mor iniciou os trabalhos de perfuração e construção de poço semi artesiano na escola, EM Pedro Trasfereti, em Monte Mor, que atende alunos da educação infantil e ensino fundamental na área rural do município.

A perfuração do poço, com 101 metros de profundidade, foi concluída nesta terça-feira (05), e agora começaram os trabalhos de limpeza, instalação de bomba, para captação e bombeamento da água, e também a troca da caixa d'água.

Outras obras internas estão sendo realizadas na escola, com recursos do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), do Governo Federal, que se somaram aos recursos da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo de Monte Mor, que também estão sendo investidos na escola. Tudo para tornar melhor a acessibilidade dos alunos, com mudanças no banheiro, na altura de parte dos lavabos, tornando-os mais baixos, para atender os alunos dos primeiros anos; também a troca de encanamentos que estavam com vazamentos, adequação do espaço da lavanderia e almoxarifado, além de reparos na cozinha, com a troca da pia que apresentava problemas de infiltração e instalação de novo bebedouro na pátio.

Para Sandra Bruzon, secretária de Educação, Cultura e Turismo de Monte Mor, a pasta tem muitas demandas, solicitações há muito tempo pedidas e necessárias para que o importante trabalho do educador seja realizado como deve ser. Por esse motivo, não medimos esforços para suprir essas demandas, nosso compromisso não é tão somente em trazer uma educação de qualidade, de segurança e de acessibilidade para os alunos de Monte Mor, entre outros fatores importantes, mas também de evoluir junto com nossas crianças e adolescentes, tornando o ambiente de ensino acolhedor, receptivo e adequado. Deste modo, se unirmos força e vontade de tornar nossa cidade melhor, conseguiremos, finaliza a secretária.

Segundo a diretora da EM Pedro Trasfereti, Regina Célia Luz, desde 1994 trabalhando com educação e desde 2015 nesta escola, desenvolver projetos se tornará muito mais descomplicado com o poço semi artesiano, como por exemplo a criação de uma horta educativa, para incentivar os alunos, trazendo incentivo para uma alimentação saudável e o consumo sustentável, pois a escola dispõe de espaço e agora terá água para a demanda necessária. As crianças da região rural tem a questão da distância da área urbana, essa dificuldade em ter acesso e frequentar o centro, por isso ficamos muito contentes quando podemos proporcionar melhorias a elas, concluiu a diretora da escola.

Essa e outras reformas em andamento ou já dentro do cronograma da pasta, há muito tempo, anos, careciam de ser efetuadas, algumas com urgência, e agora na atual administração do prefeito Edivaldo Brischi, em conjunto com a secretaria de Educação, Cultura e Turismo com planejamento e seriedade no uso dos recursos públicos, serão enfim sanadas.