23 JUN 2022
EDUCAÇÃO
Escolas técnicas se apresentam a alunos da rede de ensino municipal de Monte Mor

Secretaria de Educação, Cultura e Turismo de Monte Mor traz aos alunos do 9° ano do ensino fundamental da rede municipal, evento sobre formação técnica profissional.

Nesta quarta-feira (22), a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo de Monte Mor realizou, pela segunda vez neste mês de junho, um evento em conjunto com a Etec de Monte Mor e o Instituto Federal de Hortolândia, que proporcionou aos alunos dos 9° anos do ensino fundamental de Monte Mor, da rede municipal de ensino, conhecer um pouco mais das instituições e as possibilidades de formação técnica profissional que as mesmas disponibilizam.

Os eventos coordenados pela professora Lívia Sgarbosa (coordenadora da SMECT) trouxeram reflexões de debates sobre as novas profissões do futuro, sobre setores de mercado de trabalho que terão muita procura no futuro e serviu também de inspiração para que esses jovens tenham uma boa noção na hora de escolher seus próximos passos.

No dia 15 de junho aconteceu o primeiro encontro, que reuniu 271 alunos das escolas EM José Luiz Gomes Carneiro, Jardim Moreira; EM Leopoldo Paviotti, Jardim São Domingos; EM San Remo, Jardim San Remo; e EM Terezinha, do Jardim Paviotti.

Participaram do evento, nesta quarta-feira (22), no Centro Cultural Joaquinzão, 293 alunos das escolas EM Vista Alegre, do Centro; EM Prof. Fauze Calil Canfur, do Jardim Capuavinha; e EM José Ross Matheus Filho, do Jardim Engenho.

Segundo a coordenadora da SMECT, Lívia Sgarbosa, essa foi uma ação pioneira.  As instituições e as escolas envolvidas deram feedbacks muito positivos, além disso foi muito empolgante perceber o envolvimento dos alunos, que durante o evento tiraram dúvidas e interagiram positivamente com os palestrantes. É importante salientar que o evento só aconteceu graças às participações da Etec de Monte Mor, que tem na direção Wagner Silva; e do IFSP - Campus Hortolândia, da diretora Caroline Jango, concluiu ela.

Para a secretária de Educação, Cultura e Turismo de Monte Mor, Sandra Bruzon, a educação transforma vidas e o ensino técnico traz a confiança necessária para que esses jovens entrem futuramente no mercado de trabalho. Esse evento realizado em conjunto com a Etec Monte Mor e o Instituto Federal de São Paulo, Campus de Hortolândia, oferecido aos estudantes do 9° ano da rede municipal, oportuniza a esses profissionais do nosso futuro um começo, um despertar nos interesses, além de promover uma mostra do caminho de como prosseguir e acrescentar ainda mais para sua formação.

O evento é mais uma das ações da Secretaria Municipal de Educação que objetivam aproximar os alunos em formação do ensino fundamental com as escolas técnicas do município, e também mostrar as muitas possibilidades de formação profissional e como funciona o mercado de trabalho.