19 MAI 2022
Dia do Desafio em Monte Mor. Participe!

Monte Mor fará parte do movimento do Dia do Desafio 2022, campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas e esportivas

A Prefeitura de Monte Mor realiza, por intermédio da Secretaria de Esportes, o Dia do Desafio na cidade, no próximo dia 25 de maio. A campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas e esportivas, em todas as fases da vida e para todos os públicos, é realizada anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio. Um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando em parceria para estimular suas comunidades a adotarem um estilo de vida mais ativo.

Sob coordenação do Sesc São Paulo no continente americano, o Dia do Desafio chega à 28ª edição, com o tema “Ocupar Espaços e Reunir Pessoas''. Desta vez convidando as pessoas para participar de forma presencial, ocupando ambientes externos e espaços públicos. Neste ano, o Dia do Desafio não terá a competição amistosa entre as cidades, fazendo com que a maior importância do evento seja a mobilização do público no combate ao sedentarismo.

O evento propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras para praticar qualquer tipo de atividade física, por pelo menos 15 minutos consecutivos, com a coordenação de profissionais capacitados. A partir disso, é esperado que a prática diária de exercícios se torne um hábito saudável permanente na vida da população.

A Secretaria de Esportes de Monte Mor vai desenvolver várias atividades físicas por toda a cidade, em escolas, empresas privadas, órgãos da administração pública, em ambientes externos e em espaços públicos.

Para o secretário de Esportes de Monte Mor, João Muro, o Dia do Desafio consiste em motivar as pessoas à prática regular de mais atividades no seu dia-a-dia. Assim, terão uma vida mais ativa e saudável, tanto fisicamente como mentalmente.

COMO TUDO COMEÇOU

O inverno de 1983 em Saskatoon, no Canadá, foi muito gelado. Pensando no bem-estar dos moradores, o prefeito Clifford Wright sugeriu que todos fossem caminhar. A ideia era fazer com que as pessoas se esquentassem enquanto se mexiam. No ano seguinte, Clifford convidou a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas. Estava assim criada a essência do Dia do Desafio.

Em 1990, a TAFISA, The Association For International Sport for All, assumiu a gestão do evento, que começou a ganhar ainda mais força e adeptos. Em 1995, foi a vez do Sesc São Paulo passar a coordenar as atividades da campanha no Brasil, depois, na América Latina e, posteriormente, em todo o continente americano. O evento também conta com o apoio institucional da ISCA, International Sport and Culture Association, e UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Em 2011 a campanha bateu seu recorde, com mais de 63 milhões de participantes no continente americano. O evento também se tornou lei nacional, no Brasil, em abril de 2018, Lei N°13.645/18, instituído para ser comemorado, sempre na última quarta-feira do mês de maio.

Dados recentes apontados pela UNESCO, mostram que, durante a pandemia, houve um declínio de 41% na atividade física no mundo. Outro número de impacto negativo deste estudo mostra que 80% dos jovens já viviam de maneira sedentária antes da pandemia. Dentro deste cenário preocupante, a 28° edição Dia do Desafio 2022, ganha ainda mais protagonismo como instrumento na busca da reversão destes números.

PROGRAMAÇÃO MONTE MOR

As atividades realizadas pela secretaria de Esportes de Monte Mor, no Dia do Desafio 2022, abrange escolas, empresas privadas e órgãos da administração pública. Mas, às 18 horas, do dia 25 de maio, vai realizar a ação também em espaço público, na  Avenida Ayrton Senna, em parceria com o Studio Márcio Thorga, com aula de dança de ritmos, aberta e gratuita. E convida a todos para participarem. As atividades acontecem também, em todas as unidades do Sesc, em ambientes externos e no formato on-line.