19 MAI 2022
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Monte Mor no combate aos incêndios florestais

Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura em conjunto com a Defesa Civil de Monte Mor participam de Operação Corta Fogo do Governo do Estado de São Paulo

A participação de Monte Mor na Operação Corta-Fogo do Governo do Estado de São Paulo tem como objetivo, nesses meses de estiagem, informar e prevenir a população sobre os perigos de incêndios em áreas de mata, áreas verdes e rurais.

Incêndios em florestas e vegetações, em áreas naturais ou rurais, recebem o nome de incêndio florestal e, além de prejudicar a vegetação e o ecossistema, causam a morte de animais silvestres, acidentes com vítimas, e trazem problemas de saúde à população, com o aumento da poluição do ar. Esses incêndios também são caracterizados como desastre, por conta do impacto negativo, nos termos da  Instrução Normativa nº 36/2020 do Ministério do Desenvolvimento Regional. A Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (COBRADE), considera incêndio florestal como desastre natural, do grupo climatológico e do subgrupo de seca.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Monte Mor, Bruno Ross Matheus, estudos mostram que a maior parte dos incêndios florestais são causados pelo homem, acidental ou intencionalmente, e, por isso, a conscientização tem importância vital, para evitar o descuido das pessoas e a negligência, que aumentam as chances dos casos de fogo descontrolado. Ele ainda alerta para os meses entre junho e outubro, período de tempo mais seco, quando aumentam os casos. Ele finaliza dizendo para a população de Monte Mor, ficar mais atenta e vigilante, sempre ao menor sinal de queimada, entrar em contato notificando os locais, para que as ações de contenção sejam tomadas o mais rápido possível.

Em Monte Mor, é possível denunciar queimadas ou pedir ajuda para a Defesa Civil ligando, de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, para o telefone 19.3889-1622. Depois das 17 horas, sábados, domingos e feriados, caso seja uma ação de urgência ou emergência, ligando para 199 ou para a Guarda Civil Municipal: 153 ou 19.3879-2823.

OPERAÇÃO CORTA FOGO

Instituído em 2010, o Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, chamado de Operação Corta Fogo, por sua atuação, que direciona ações para diminuir e prevenir focos de incêndio no estado, e minimizar seus efeitos negativos e buscando erradicar a prática irregular do uso do fogo, respeitando o disposto no Decreto Estadual nº 56.571/2010; e fomentar o desenvolvimento de alternativas ao uso do fogo para o manejo agrícola, pastoril e florestal.

O sistema é formado por diversos órgãos estaduais, como a Coordenadoria Estadual de Proteção Defesa Civil (CEPDEC), o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar Ambiental, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e a Fundação Florestal (FF).

A coordenação do sistema é realizada pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, por intermédio da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade. A articulação entre essas instituições ocorre por meio do Comitê Executivo, que tem como objetivo delinear ações integradas e complementares.

A Operação Corta Fogo, desenvolve várias atividades ao longo do ano, dividida em fases, de acordo com a necessidade do período se faz preciso. Sendo a fase verde (janeiro a março; novembro e dezembro), de planejamento e início das ações preventivas e de preparação, a fase amarela (abril e maio), de intensificação das atividades preventivas e de preparação e a fase vermelha (junho a outubro), de combate ao fogo e intensificação da fiscalização repressiva.