16 FEV 2022
Criação de Conselhos impulsionam Cultura e Turismo em Monte Mor
A criação dos Conselhos de Políticas Culturais e do Conselho de Turismo em Monte Mor, foi realizado em parceria com os artistas e fazedores de cultura e trazem força para o desenvolvimento cultural e turístico da cidade.
O ano de 2022 começa com muitas novidades na área da cultura e do turismo na cidade de Monte Mor. Dois feitos inéditos desses avanços:  as diretorias de cultura e turismo, visando a institucionalização das políticas públicas na cidade, criaram já nos dois primeiros meses do ano, o Conselho de Políticas Culturais e o Conselho de Turismo, tudo em parceria com os artistas e fazedores de cultura.
Esses dois colegiados inéditos no município são formados por integrantes da sociedade civil em maioria e também representantes do poder público e vão garantir e potencializar o desenvolvimento cultural e turístico no município de Monte Mor.
Uns dos primeiros feitos do Conselho de Políticas Culturais será a criação do Fundo Municipal Pró-Cultura, a produção da documentação municipal das Leis Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc 2, quando aprovadas pelo governo federal, tudo isso para que os artistas e fazedores de cultura de Monte Mor possam contar com recursos para a fruição da produção artística local.
Já o Conselho de Turismo está pleiteando a entrada na Região Turística Bem Viver e outras inscrições em programas estaduais e federais da área.
O Centro Cultural Joaquinzão, importante reduto da cultura de Monte Mor, servirá de sede para as reuniões dos dois conselhos, que acontecem mensalmente no local. Inclusive vale ressaltar que o Centro Cultural Joaquinzão está sendo repaginado para melhor receber artistas e público, com novo paisagismo, espaço de convivência, novas placas de identificação, nova pintura e no mesmo local a partir de março, também acontecerão as atividades do Projeto Guri, programa de formação musical estadual de grande sucesso na cidade.

ELEIÇÃO:
No Conselho de Política Culturais, seguindo estritamente a Lei n° 2.875 de 04 de novembro de 2021, os representantes da sociedade civil foram eleitos entre os seus pares nos respectivos segmentos em assembleia e chamada publica amplamente divulgada, que aconteceu no dia 19 de janeiro de 2022, as 19:00 no Centro Cultural Joaquinzão. Em tempo, os membros do poder público foram indicados pelos secretários (as) das pastas que representam e a mesa diretora foi eleita em reunião ordinária, realizada no dia 08 de fevereiro, as 19:00, também no Centro Cultural Joaquinzão. Sendo assim segue:
Mesa Diretora:
Presidente: Marcelo Luis Silverio
Vice-presidente: Anderson Zotesso
Secretária 1: Amanda Paula da Silva Caldeira
Suplente: Lívia Sgarbosa
Secretária 2: Islaine Stefania Garcia
Suplente: Luanda Carolina Bernardo
Conselheiros (as):
Segmento da Musica: Kleber André Sombini (Titular), Gláucia Freitas Antunes Lima (Suplente);
Segmento do Teatro: Anderson Zotesso (Titular), Josias de Deus Castro Dourado (Suplente);
Segmento de Livros, Literatura e Narrativa Oral: Tatiane Durães (Titular), Anderson Aurélio Dal Gallo     (Suplente)
Segmento de Cultura popular e Manifestações de Matrizes Africanas: Cristiane D’jango (Titular), Del Ciel Domingues Silva (Suplente)
Segmento da Dança: Magda J. Andrade (Titular), Carolline Rosa de Oliveira Silva (Suplente)
Segmento de Espaços, Empresas Culturais: Islaine Stefania Garcia (Titular), Denise Forchethi Tigre Caetano (Suplente)
Segmento de Hip Hop: Ronaldo Aparecido  Rocha (Titular), Christopher P. Sales (Suplente)
Segmento de Comunicação Social e Mídias Sociais: Lívia Steffen Lopes (Titular)
Segmento de Cultura Indígena: Mayara Amorim (Titular)
Segmento de Artes Visuais e Audiovisual: Luanda C. Bernardo (Titular) ,Gilson Zimmermann (Suplente) Diretoria de Cultura: Marcelo Luis Silverio (Titular), Manoel Francisco de Andrade (Suplente)
Diretoria de Cultura: Amanda Paula da Silva Caldeira (Titular), Cleber Jovane Vilela Mendes (Suplente)
Secretaria de Educação, Cultura e Turismo: Lívia Sgarbosa (Titular), Marilu Dascanio Ramos (Suplente)
Diretoria de Turismo: Ronaldo Luiz Corrêa (Titular),  Eliano  Ramos da Silva (Suplente)
Secretaria de Esportes: Davi Leandro dos Santos (Titular), Douglas Lopes Andrade (Suplente)
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social: Leonardo Victor da Silva Araújo (Titular),Victor Hugo da Silva Oliveira (Suplente)

No Conselho de Turismo a assembleia e chamada pública foram realizadas no dia 01 de novembro de 2021, no Centro Cultural Joaquinzão, os representantes da sociedade civil do segmento turístico e descritos na Lei municipal nº 2485 (que dispõe sobre o referido conselho) participaram da escolha como conselheiros para os setores que os mesmos representam.
Os representantes do poder públicos foram indicados pelo Sr. Prefeito Municipal Edivaldo Antônio Brischi, seguindo todos os ritos para a composição do COMTUR, que há anos vinha sendo protelado. A mesa diretora foi constituída em reunião ordinária realizada no dia 26 de janeiro de 2022, sendo eleito como presidente do COMTUR, o Sr. Ronaldo Luiz Corrêa, diretor de turismo, que seguindo a referida Lei indicou o Sr. Carlos Alberto Giorgetti, conselheiro do segmento de atrativos e serviços turísticos como Secretário Executivo e o Sr. Bruno José Pinto Ferreira, coordenador do Sebrae Aqui como Secretário Adjunto.