26 OUT 2021
Biblioteca Municipal José Maluf é reaberta em Monte Mor

Em novo local, mais espaçoso e com maior acessibilidade, a Biblioteca José Maluf volta a funcionar presencialmente, e marca sua reabertura com a 13ª edição do Viagem Literária, “Contação de Histórias Infantis: Contos Populares”.

Com duas apresentações de contação de história, feitas por Alicce Oliveira, da cidade de Cuiabá, Mato Grosso, a biblioteca que leva o nome de José Maluf, celebra sua reabertura de forma criativa, lúdica e, de certa forma, literária.

A produtora cultural, narradora de histórias, atriz, escritora, pedagoga e facilitadora de cursos de formação e troca de experiências literárias, que participa do projeto Viagem Literária, que se dá em parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Monte Mor, fez duas apresentações, uma às 9 e outras às 14 horas, desta segunda-feira (25).

Na primeira apresentação, o evento contou com a participação da assessora Maria Stela Cavallaro Forchetti, que representou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Social e primeira-dama, Elaine Ravin Brischi; e a coordenadora do CRAS Centro, Dulceneia Aparecida Ferreira Diniz, que trouxe consigo alguns participantes da Melhor Idade do CRAS. Também estiveram presentes alunos e alunas da Escola Municipal Coronel Domingos Ferreira, acompanhados pela coordenadora Eliana Gil.

Para o chefe de cultura, Ronaldo Corrêa, a reabertura da biblioteca é mais uma conquista da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo de Monte Mor, e também a reafirmação que a administração do prefeito Edivaldo Brischi está comprometida com a cultura e com o ensino na cidade. Destacou também que a biblioteca é mais um dos legados deixados pelo saudoso Marcelo Menegatti.

Já para a secretária da Educação, Sandra Regina Cruz Fernandes Bruzon, que esteve presente na segunda apresentação, a leitura e o incentivo à leitura, como projeto educacional, tem importância central dentro do projeto educacional de sua Secretaria. “A leitura abre portas, amplia horizontes, transforma vidas”, afirmou a secretária. Ter uma biblioteca com um grande acervo, em local acessível e espaçoso é, certamente, uma grande conquista para a cultura, para a educação e para o saber na cidade.

No período da tarde, a contação de história, que tem como objetivo aproximar leitores da biblioteca e incentivar a leitura, teve a participação do CRAS Paulista, grupo da Melhor Idade que veio acompanhado pela coordenadora Luciana Molina.

O projeto, segundo Ronaldo Corrêa, é o primeiro evento da biblioteca, de muitos que ainda vão acontecer, no sentido da promoção e do fomento à leitura e à produção literária no município.

HISTÓRIA

A Biblioteca Municipal de Monte Mor, que hoje leva o nome de José Maluf, foi criada em 22 de dezembro de 1971, pela Câmara Municipal, sob a Lei 114/1979, que vigorou até 1974, substituída pela Lei 05/1974, instituindo oficialmente a Biblioteca Pública Municipal.

O Patrono da Biblioteca, José Maluf, nasceu em 19 de junho de 1910, em Monte Mor. Filho de imigrantes sírios, Rage Maluf e Adélia Buffarah Maluf, foi empresário, figura pública e importante cidadão do município, contribuindo de forma significativa com a história da cidade e também na preservação desta mesma história, com significativo acervo fotográfico produzido na década de 30. Foi juiz de paz em Monte Mor por nove anos, vereador em três mandatos e nomeado prefeito em 1947. Falecido em 1978, José Maluf teve uma vida pautada no bom senso, religiosidade, honestidade e amor ao próximo. Casado com Nely Pinto, teve quatro filhos.

FUNCIONAMENTO

A Biblioteca Municipal conta hoje com um acervo de aproximadamente 17 mil itens para estudo, pesquisa e leitura. Com gêneros diversos, os livros disponíveis, de autores nacionais e internacionais, atendem uma diversidade de conhecimentos variado, como filosofia, religião, literatura, psicologia, sociologia, direito, administração, história, artes etc. A biblioteca ainda possui itens diversos como CDs, DVDs, mapas e, em destaque, materiais para deficientes visuais e/ou com baixa visão, como livros em braile e áudio books.

Localizada na rua Roberto Gonçalves Teixeira, nº 203, no centro da cidade, a biblioteca funciona das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Para ter acesso ao acervo é preciso fazer a carteirinha de leitor, comparecendo ao local portando RG ou documento com foto, mais 2 fotos 3x4 e um comprovante de residência ou de trabalho no município, todos originais, não havendo a necessidade de cópias.

26/10/2021
Reabertura da Biblioteca Municipal José Maluf