A Operação Estiagem 2025 está sendo realizada em Monte Mor com foco em prevenir e minimizar os impactos da estiagem e das queimadas durante os meses mais secos do ano. A Secretaria de Defesa Civil do município está alerta para identificar os riscos e também emitindo alertas à população.
O Decreto n º 6618 de 29 de Abril de 2025 instituído pelo Prefeito, Murilo Rinaldo (PP), já está em vigor e seguirá até o dia 30 de setembro, podendo ser prorrogado caso haja necessidade diante das condições climáticas. Para isso foram levados em consideração os seguintes pontos: a necessidade de manter a Prefeitura em condições excepcionais de acionamento para atendimento das convocações de emergência relacionadas à Operação Estiagem, o impacto das queimadas e da baixa umidade relativa do ar na saúde da população, a necessidade de abordar as ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e reconstrução na busca da redução do risco de desastre e do desenvolvimento sustentável, aumentando a resiliência nas comunidades e a necessidade de definir procedimentos em situações de decretação de Situação de Emergência e Estado de Calamidade Pública.
Durante esse período o trabalho será realizado atendimento às diretrizes da Lei Federal nº 12.608/2012, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, e seguidas orientações internacionais da ONU e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). O objetivo é fortalecer as ações de prevenção, resposta e recuperação diante dos riscos associados à estiagem e aos incêndios florestais.
A Operação estiagem trabalhará com quatro níveis relacionados a Umidade Relativa do Ar, indicando progressivamente a possibilidade de ocorrências de incêndios em cobertura vegetal e danos à saúde da população. São eles:
1 - Observação: Umidade Relativa do Ar de até 30%.
2 - Atenção: URA de 30% até 20%.
3 - Alerta: URA de 20% até 12%.
4 – Emergência: URA abaixo de 12%.
Cabe à Secretaria Municipal de Defesa Civil, a coordenação da Operação Estiagem no Município, com foco na baixa umidade relativa do ar, baixa vazão dos mananciais e o aumento de incêndios em áreas de cobertura vegetal.
De acordo com o prefeito Murilo Rinaldo, Todo esse trabalho deve ser feito em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura para identificar e prevenir queimadas em áreas de risco e multar quem atear fogo em terrenos e lixo durante a Operação Estiagem. "Nossa equipe está de plantão, pronta para atender ocorrências, caso seja necessário. A população pode ajudar nesse trabalho denunciando queimadas irregulares", disse o prefeito.
O telefone para denúncias é o 199.
Autor: Lícia Mangiavacchi