Monte Mor recebe Cooperativa de Reciclagem Juntos Somos Fortes da Ambipar Environment.
O galpão inaugurado nesta quinta-feira, 28 de novembro de 2024, no bairro Jardim do Engenho em Monte Mor, que deve reciclar cerca de 100 toneladas de material reciclável por mês, vai atender não apenas o município de Monte Mor - dentro do projeto da Consimares - Ambipar, mas também Capivari e Elias Fausto.
Em Monte Mor, a ação organizada e cooperada de coleta de material reciclado (vidro, plásticos, papel, papelão e metal), por parte de pessoal já envolvido com reciclagem em Monte Mor, os “catadores”, começou nesta segunda-feira, dia 25, com calendário, horários e bairros delimitados, processo que deve ser ampliado para outros bairros no decorrer dos próximos meses.
Para Maria Tereza, engenheira Ambiental de Monte Mor, a instalação da Cooperativa Juntos Somos Fortes no município oferece uma série de benefícios ambientais, econômicos e sociais. A reciclagem ajuda a diminuir a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários, reduzindo a poluição do ar, da água e do solo. Cria também uma economia circular: reduzir, reutilizar e reciclar mantém os materiais em circulação por mais tempo, gerando emprego, renda e promovendo um ciclo sustentável de produção e consumo. Todos ganham.
A iniciativa que visa fomentar e fortalecer a necessidade urgente de sustentabilidade por parte de todos, poder público, iniciativa privada e população, começa em uma cooperação técnica entre o Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas), que envolve as cidade de Monte Mor, Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste, e a multinacional brasileira Ambipar Environment. Mas precisa ir além, com apoio do poder público e a participação efetiva da população que, com o projeto em andamento (coleta e inauguração do galpão em Monte Mor), precisa cooperar com a separação do material reciclável do material não reciclável na produção do lixo doméstico.
Para o secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Monte Mor, Claudinei Rodrigues, apesar da forte compreensão sobre reciclagem que todos já possuem, especialmente os mais jovens e as crianças, que recebem informações sobre o assunto constantemente, a Prefeitura, nos próximos meses, deve reforçar o trabalho de comunicação sobre o projeto Recicla Junto, especialmente sobre como separar o material não reciclável do reciclável.
A Ambipar Environment, dentro do projeto Recicla Junto, que conta com o apoio também das empresas Tetra Pak, Dow e CBA, propõe a implementação de soluções consorciadas de coleta seletiva e ações de fomento à economia circular para melhorar o gerenciamento de resíduos sólidos na região.
Já para o prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, que participou da inauguração acompanhado pela primeira-dama Elaine Ravin Bichi, a iniciativa é importantíssima para os municípios da região, Monte Mor, Capivari e Elias Fausto. A coleta de materiais reciclados e a destinação correta desses materiais é um significativo ganho para todos, para os coletores, que passam a ter um ganho mais certo em seu trabalho, e também para sociedade como um todo e para o meio ambiente. O lixo com destino certo não acaba no rio Capivari, que acaba poluindo o rio e dificultando o escoamento da água, causando alagamentos e enchentes.
A região-alvo da ação possui cerca de 1 milhão de habitantes e produz aproximadamente 700 toneladas de resíduos por dia. Deste total, 30% são resíduos secos (vidro, plásticos, papel, papelão e metal) com potencial de reciclagem. Com a implantação do projeto, segundo Maíra Pereira, diretora da Ambipar Environment, é estimado uma diminuição em 20% da quantidade de resíduos recicláveis aterrados nas cidades mapeadas.
Além do prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi; estiveram presentes também o prefeito de Elias Fausto e também presidente da Consimares, Maurício Baroni; o prefeito de Capivari, Vitor Hugo Riccomini, e o vice-prefeito Bruno Barnabé da Silva; e também o vice-prefeito de Nova Odessa, Alessandro Miranda - "Mineirinho".