A Guarda Civil Municipal de Monte Mor completou nesta sexta-feira, dia 29 de novembro de 2024, 45 anos de existência.
Concedida a partir da Lei 18 de 29 de novembro de 1979, que formava o primeiro grupamento da GCM do município de Monte Mor, tendo como lema Protetor e Amigo, a Guarda Civil Municipal de Monte Mor chega ao seu 45º aniversário muito diferente de como começou, mas ainda com o mesmo espírito em relação ao município de Monte Mor e à sua população.
A GCM de Monte Mor teve, ao longo de seus 45 anos, 13 comandantes, que tiveram o compromisso de conduzir a corporação e seus agentes a cumprir com suas obrigações em relação a Monte Mor. Hoje, sendo comandada por Alan de Souza Kanashiro, com 28 anos de GCM, e tendo no subcomando José Rogério Leite, com 33 anos de GCM, a Guarda conta com 83 agentes, divididos por equipes operacionais, como a Patrulha Maria da Penha, a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), o CANIL e a GPA (Grupo de Proteção Ambiental), além do Projeto FUNAM (Futuro nas Mãos), que se unem para atender e oferecer aos montemorenses o seu melhor.
Para o secretário Adriano Vieira Serra, Inspetor da GCM de carreira, com 17 anos de corporação, os últimos 4 anos foram marcantes para a Guarda de Monte Mor, que cresceu em número de agentes, em tecnologia, em treinamento, viaturas e armamento. Hoje a GCM, dando continuidade à sua honrada história, com 45 anos de história, marca sempre sua presença na cidade de Monte Mor cumprindo rigorosamente seu lema, de ser Protetor e Amigo.
Para Alan de Souza Kanashiro, o atual comandante da corporação, a GCM de Monte Mor tem prestado um serviço de excelência à população da cidade, o que é reportado à corporação pela própria população, que sempre mostrou apreço e respeito pelo serviço que os agentes vêm prestando ao longo dos anos. A GCM de Monte Mor, assim como foi proposto desde o primeiro ano da administração do prefeito Edivaldo Brischi, segue seu caminho de melhorias em três áreas essenciais: humana, tecnologia e em equipamentos.
Para o prefeito Edivaldo Brischi, que investiu pesado em segurança pública em sua gestão à frente da Prefeitura de Monte Mor, com especial valorização dos agentes da GCM, a Guarda Civil Municipal marca sua história na cidade garantindo a segurança em tempos pacificados e também em tempos de crise, como se mostrou ao longo dos últimos 4 anos. Quando foi necessário, a GCM de Monte Mor mostrou sua presença e sua força, já que estava preparada para isso.
Por 45 anos sendo Protetor e Amigo da cidade de Monte Mor, a GCM fecha 2024 e o ciclo da administração do prefeito Edivaldo Brischi, 2021-2024, maior, mais equipada - com o recebimento recente de novas armas -, mais inteligente, já que passou a contar com o apoio de novas tecnologias, mais treinada e também mais próxima da população de Monte Mor.