Prefeitura de Monte Mor promove a 1ª reunião do Comitê de Contingência às possíveis intercorrências com as chuvas.

O encontro realizado nesta quarta-feira (23), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social de Monte Mor reuniu autoridades municipais representantes e técnicos de diversas pastas envolvidas com a problemática, no intuito de atuar de forma coordenada para evitar situações de risco à população com as chuvas intensas, caso voltem a ocorrer no município e na região.

A parceria, que busca responder de forma eficiente às dificuldades no enfrentamento de possíveis situações envolvendo as chuvas intensas que podem ocorrer e seus impactos no município, tratou de assuntos de identificação das áreas afetadas, do cadastramento de residentes das áreas de risco, além da logística e das ações de prevenção e orientação às famílias.

Participaram desta primeira reunião o secretário interino de Defesa Civil, e secretário de Segurança, Adriano Vieira Serra, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Marcos Molina, o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Claudinei Rodrigues, o chefe de Promoção Social, do Fundo Social de Solidariedade, Eduardo Bispo, o diretor de Relações Institucionais Eudice Leite, o assessor Silvio Domingues, e representantes da equipe do CRAS.

Para o secretário interino de Defesa Civil, o secretário de Segurança, Adriano Vieira Serra, as tratativas e definições do comitê terão um papel muito importante e decisivo na eficiência da resposta e na função de cada pasta. “Esse é um trabalho múltiplo da atual administração do Prefeito Edivaldo Brischi, que tem por objetivo mais segurança e defesa das comunidades, com ações também preventivas”, mencionou o secretário Serra.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Marcos Molina, a intenção é sempre otimizar os serviços facilitando com que as informações e as orientações cheguem a quem precisa de maneira organizada contribuindo desta maneira com a efetividade das ações. “A atual administração procura estar atenta e atuante nesta adversidade, para em conjunto com as demais Secretarias, restabelecendo a normalidade social o quanto antes, caso ocorra alguma  intercorrências da natureza, provendo os recursos assistenciais e recuperativos necessários”, destacou o secretário Molina.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Claudinei Rodrigues, os trabalhos no sentido de manter o município mais preparado para essas situações já vem acontecendo desempenhados pela atual gestão. “O serviço de poda de árvores, realizado constantemente por exemplo, pelas Secretarias de Meio Ambiente e de Defesa Civil, ocorrem com a finalidade de evitar quedas, ou ainda  com limpezas e retirada, além de fiscalizações constantes de combate ao descarte irregular de resíduos sólidos, que podem com as chuvas seguir em direção aos rios e potencializar de forma negativa a situação” concluiu o secretário Rodrigues.

A reunião por meio de uma grande soma de esforços das equipes da Prefeitura de Monte Mor, deu início ao desenvolvimento de forma preventiva das ações de enfrentamento e colocar em prática protocolos de resposta imediata aos impactos negativos que a possível temporada de chuvas intensas deste ano de 2023 possam causar, diminuindo as implicações à população.