24 AGO 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL
Monte Mor reduz taxa de desemprego

A taxa de desemprego em Monte Mor caiu de 8,52% para 3,52% em 2023, subindo de forma significativa no ranking da Região Metropolitana de Campinas - RMC.

Dentro do contexto da Região Metropolitana de Campinas, segundo levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social de Monte Mor, a cidade está disputando com as cidades de Indaiatuba, que está em terceiro lugar no ranking, com 3,37% de desocupação, e Santa Barbará D’Oeste, que ocupa o segundo lugar, com taxa de 1,72% de desocupação. A cidade com melhor colocação no ranking é a vizinha Sumaré, com taxa de 1,47%.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social de Monte Mor, Marcos Francisco Fonseca Molina, os bons números de Monte Mor refletem um bom trabalho que vem sendo desenvolvido pela atual administração municipal, na pessoa do prefeito Edivaldo Brischi, que tem trabalhando muito para criar todas as condições para que o município se desenvolva e, consequentemente, melhore as condições de trabalho e renda, diminuindo ainda mais a taxa de desemprego, bem como os outros indicadores sociais, dentro da agenda 20/30.

Monte Mor, em 2022, registrava 8,52% de taxa de desocupação, aproximadamente 3 mil pessoas dentro da faixa das pessoas economicamente ativas, ficando na sétima posição no ranking da RMC. No último levantamento, segundo a Secretaria de Monte Mor, a cidade chegou a 3,52%, uma significativa melhoria em pouco mais de 6 meses.

Neste sentido, Monte Mor, por conta de todo o momento histórico, territorial e logístico do município, tem ainda muito espaço para o crescimento, o que poderia, dentro das perspectivas da atual administração municipal, diminuir ainda mais a taxa de desemprego, melhorando a vida de todos os moradores.

Monte Mor tem 240 quilômetros quadrados de área, o que é espaço mais do que suficiente para abrigar um importante projeto de agronegócio, que já é forte na cidade, e também de empresas de médio e grande porte em diversos segmentos, especialmente na área de logística, já que o município possui agora uma via asfaltada, com pouco mais de 22 quilômetros, que leva a cidade até o Aeroporto Internacional de Viracopos, a Estrado Rio Acima.

Ainda segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Molina, a nova Lei de Incentivo Fiscal aprovada recentemente pelo Poder Legislativo, reflete o objetivo da atual administração, de colocar Monte Mor em um novo tempo de desenvolvimento e crescimento, já que a cidade é, ainda segundo Molina, a cidade da vez na RMC.

Além de toda essa nova fase, Monte Mor também tem um grande espaço para acomodar grandes condomínios residenciais, criando a necessidade de melhorias e crescimento também no comércio. Fatores que contribuem ainda mais para o bom momento. Fora o trabalho muito bem feito pelo SEBRAE Aqui Monte Mor e a forte parceria que o município tem com o SENAI, SESI e Ciesp.

O projeto é grande e ambicioso por parte de Monte Mor. Na primeira quinzena de setembro deste ano, 2023, será realizada a 1ª Feira das Indústrias, Negócios e Oportunidades da cidade. A abertura acontecerá no dia 12, no Centro Cultural Joaquinzão, com a presença de Carlos Wizard, importante empresário brasieilro que fará uma palestra para 300 pessoas, em evento fechado para empresários. O evento terá ainda dois dias de feira, no Ginásio Durval Gonçalves, nos dias 13 e 14 de setembro, e fechará com chave de ouro no dia 16, no mesmo local, com uma grande Feira de Empregos.