A Prefeitura de Monte Mor, por meio de seus equipamentos e equipes de assistência social, promove ações de conscientização e combate à exploração e abuso sexual contra crianças e adolescentes, propagando a campanha Maio Laranja.
No mês de maio, campanhas de conscientização em referência ao Maio Laranja acontecem inclusive nos equipamentos das redes de proteção municipal, que se preparam produzindo um ambiente ainda mais acolhedor, com decoração especial alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído em 18 de maio. Algo como está acontecendo na sede do Conselho Tutelar de Monte Mor, e também nas unidades do CRAS Centro e CRAS Paulista.
Além do trabalho de muito empenho na ornamentação, a equipe do Conselho Tutelar, formado por cinco conselheiras, vai promover na próxima quinta-feira (18), uma Roda de Conversa, tirando dúvidas e informando o quanto a mobilização é importante para instruir e orientar a população. A ação acontece às 8 horas da manhã, na escola municipal Miguel Jalbut, no Jardim Paulista, e a equipe segue para a escola municipal Professor Doutor Edison José de Paula, no mesmo bairro, para outra Roda de Conversa, às 11 horas.
Segundo a equipe de conselheiras do Conselho Tutelar, a luta é constante, de algo que infelizmente sempre está em evidência. Mas o trabalho de conscientização permanece, sempre esclarecendo quais são os canais e as formas de buscar ajuda, inclusive nesta quinta-feira, dia 18 de maio, realizando uma ação, abrangendo os alunos dos 5° anos das duas escolas municipais, cerca de 120 estudantes em cada unidade de ensino, mantendo em destaque o slogan “Esquecer é permitir, lembrar é combater!”.
A Prefeitura de Monte Mor, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, por meio das equipes do CRAS Centro e Paulista, ainda promovem atividades em outros locais no município, com palestras, evidenciando a campanha de conscientização Maio Laranja, tanto na quinta-feira, dia 18 de maio, na Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, a equipe de colaboradores da Frente de Trabalho, e também na terça-feira, dia 23 de maio, na escola municipal Coronel Domingos Ferreira, na região central da cidade, aos alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) e ainda a equipe do CRAS Centro, também participa de uma uma Roda de Conversa, que será promovida na sexta-feira, dia 19 de maio, pela Câmara Municipal, abordando e discutindo o tema para dar visibilidade ao assunto, uma vez que para combater o problema é preciso conhecer todos os detalhes que envolvem o crime da violência sexual contra crianças e adolescentes.
Vídeos também foram desenvolvidos pelos equipamentos de prestação de serviços de assistência social, e veiculados pela Prefeitura Municipal, para uma melhor propagação da campanha, em busca de resultados positivos na luta contra a exploração, violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes, o Maio Laranja.
Para pedir ajudar você pode entrar em contato com:
Disque 100 (Direitos Humanos) para denúncia
GCM Monte Mor: 153 ou 19.3879-2823
Disque Denúncia GCM: 19.99704-6210 (whatsapp)
Polícia Militar: 190
Delegacia de Polícia de Monte Mor - 19.3879-1888
CREAS - Monte Mor: 19.3879-2099
CRAS Centro: 19.3879-2644
CRAS Paulista:19.3879-2104
Conselho Tutelar: 19.3879-2314
Central de Atendimento à Mulher: 180
SOBRE O DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado no dia 18 de maio, data instituída com base no “Crime Araceli”, ocorrido em 18 de maio de 1973, em Vitória. Na ocasião, a menina Araceli, 8 anos, foi raptada, drogada, violentada, morta e carbonizada por jovens da classe média que nunca foram punidos.