25 ABR 2023
Monte Mor ganha Totem de Turismo

Para marcar a participação do município de Monte Mor como membro da região turística Bem Viver, um totem foi instalado na praça Tese Marini, antiga Praça dos Peixes, na última semana.

O totem instalado é oficial da Secretaria Estadual de Turismo e Viagens, que formulou o Programa de Sinalização Turística com o objetivo principal de valorizar as instâncias regionais do turismo, apoiando e promovendo os destinos e definindo um padrão de identificação visual para as 49 regiões turísticas do Estado de São Paulo.

O de Monte Mor, como não poderia ser diferente, traz a indicação do município, que é participante da região turística Bem Viver, também um ícone representativo e um QR Code que direciona para o link da página promocional desta região turística.

Após a realização da adesão ao programa, sem nenhum custo ao município, foi realizada a instalação do totem nesta última terça-feira (18). O local escolhido pelo próprio prefeito Edivaldo Brischi, foi a Praça Tese Marini, conhecida como Praça dos Peixes, devido a localização estratégica de fácil acesso às pessoas que passam por nossa cidade.

Duas coisas, segundo o diretor de Turismo, Ronaldo Corrêa, têm sido fundamentais para Monte Mor na estruturação e desenvolvimento do turismo na cidade, primeiro temos a grande infraestrutura da Região Metropolitana de Campinas - RMC, que proporciona a praticidade na realização de um turismo regional integrado, com muita qualidade em serviços, além dos atrativos naturais e empreendimentos dos mais diversos segmentos turísticos; depois a integração com as cidades da região, especialmente Elias Fausto e Capivari, parceiras no turismo rural e no compartilhamento de ações integradas.

Já para Marcelo Lírio, diretor de Cultura de Monte Mor, todo o trabalho que tem sido desenvolvido pela pasta Cultura e Turismo, positivamente, tem surtido um efeito de mudança na visão econômica do tema, especialmente no comércio do município. Cultura e Turismo são investimentos. Por isso, apenas como um exemplo, o lançamento do Guia Monte Mor Cidade dos Pesqueiros, que objetiva realizar o levantamento de diversos potenciais turísticos da cidade, faz toda a diferença nessa mudança de visão, comportamento e expectativas em relação ao potencial turístico do município.

INTEGRAÇÃO

O Totem, segundo a diretoria de Cultura e Turismo, faz parte de um projeto maior, de integração regional e também estadual. Monte Mor agora está inserida no Mapa do Turismo Brasileiro, participando desde 2022 da Região Turística Bem Viver, que é formada pelos municípios de Americana, Campinas, Elias Fausto, Sumaré, Monte Mor, Nova Odessa e Santa Bárbara d´Oeste.

No início deste ano, 2023, essas cidades receberam a equipe de produção audiovisual da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo para a captação e registro de imagens e relatos históricos de cada uma delas.

Com belas paisagens e muito verde, a Região turística Bem Viver oferece qualidade de vida em meio à natureza aos seus visitantes e moradores. São muitos atrativos turísticos que enchem os olhos e o coração de viajantes, e todos podem conferir neste vídeo diretamente dos canais oficiais São Paulo Turismo, nos links abaixo: