02 FEV 2023
SAÚDE
Atendimentos realizados pelo Programa Mais Saúde de Monte Mor já ultrapassam a marca de 2.200 consultas

Mais de 1.000 cirurgias de cataratas foram feitas em menos de três meses de atuação do programa da Secretaria de Saúde de Monte Mor.

Programa Mais Saúde, promovido pela Prefeitura de Monte Mor, através da Secretaria de Saúde, realizando avaliações de patologias oftalmológicas desde o dia 07 de novembro de 2022, segundo dados informados pela pasta de Saúde do município, já promoveu até este dia 1° de fevereiro, 2.209 consultas e 1.004 cirurgias de catarata.

Segundo o Prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, o Programa Mais Saúde está alcançando cada dia mais pacientes que precisam do cuidado e do acolhimento. Estamos muito satisfeitos com a capacidade de atendimento do programa, e em como ele está trazendo melhorias para a saúde ocular de tantos munícipes, que a muitos anos esperavam pelo serviço, concluiu o prefeito.

Para a secretária de Saúde de Monte Mor, Eliane Piai, com o tempo e a idade avançando, problemas de saúde como diabetes ou mesmo hipertensão, podem agravar outras patologias como a da catarata, que é uma lesão ocular, cujo único tratamento é a cirurgia. A intervenção cirúrgica traz efeitos de fato, muito positivos para a saúde ocular dos pacientes, e nossa equipe continua empenhada em ter o maior alcance possível com humanização e amabilidade, por isso agradeço sempre a toda equipe de Saúde, pela entrega e ao Prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, que tanto nos incentiva e apoia, tornando esse trabalho realidade, afirmou a secretária.

Os atendimentos de triagem e acolhimento continuam na unidade móvel de saúde, estacionada na UPA João Brischi, no Jardim Paulista, estruturada para receber adequadamente os pacientes que precisam do cuidado oftalmológico, porém somente através de agendamento prévio, que pode ser feito diretamente na UPA ou em uma unidade de Saúde mais próxima de sua residência.

Os procedimentos cirúrgicos continuam, e os pacientes que passarem por cirurgia devem retornar para o atendimento pós-cirúrgico conforme prescrição médica, com as datas pré-definidas pela equipe de saúde, seguindo corretamente as três avaliações posteriores à cirurgia.

A ação do Programa Mais Saúde continua a oferecer a triagem para avaliação de patologias oftalmológicas a pessoas com 40 anos ou mais, e prevê o atendimento de todos os pacientes que aguardavam na fila, basta realizar novo agendamento para o atendimento e seguir as recomendações, como por exemplo, estar com um acompanhante, devido à dilatação das pupilas na realização do exame. O uso de máscara também é obrigatório no local.

O acolhimento é aberto e gratuito a todos que estejam dentro da faixa etária mencionada anteriormente, que será desenvolvido em etapas, de avaliações, análise caso a caso, agendamento de consultas e, quando necessárias, marcação de cirurgias.

Documentos necessários para o atendimento: cartão SUS, comprovante de endereço e documento de identidade com foto.

Os atendimentos para avaliação de patologias oftalmológicas fazem parte do Programa Mais Saúde, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Hospital Beneficente Sagrado Coração de Jesus.