10 JAN 2023
Monte Mor conta com novo sistema de segurança por videomonitoramento

Prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, junto com grupo de empresários participa de apresentação na Base da Guarda Civil Municipal.

Nesta terça-feira (10), o Prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, foi recebido pelo secretário de Segurança de Monte Mor, Anderson Palmieri, pelo comandante da Guarda Civil Municipal, Adriano Vieira Serra, e pelo subcomandante da Guarda, José Rogério Leite, na base da GCM, na região central do município, junto com um grupo de empresários locais, para uma apresentação sobre a evolução do videomonitoramento implantado na cidade.

A cidade de Monte Mor passou a contar com mais uma ferramenta de complemento à segurança municipal, que dispõe de monitoramento através de câmera OCR, contando com sistema inteligente de reconhecimento e pesquisa automática interligada com o sistema de câmeras inteligentes (CÓRTEX), a nível nacional, equipamento este já utilizado em cidades referência em videomonitoramento na região como Campinas e Indaiatuba.

A câmera OCR permite monitorar, supervisionar e examinar imagens de câmeras de trânsito instantaneamente e verificar em tempo real diversos tipos de ilegalidades, tais como de carros roubados e placas clonadas, entre outros serviços.

Para o Prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, toda ferramenta que agrega mecanismos de suporte para o melhor funcionamento das equipes de segurança do município é de grande valia no combate ao crime e na busca por mais segurança aos munícipes. Estamos trabalhando com garra para trazer à Monte Mor tudo que a cidade precisa e merece.

Segundo o Secretário de Segurança de Monte Mor, Anderson Palmieri, o avanço do videomonitoramento em Monte Mor traz inúmeros ganhos para a segurança do cidadão, assim como colaboram inclusive para as investigações de delitos que possam vir a ocorrer. Um grande passo na área de segurança pública, com todo apoio e suporte do Prefeito Edivaldo Brischi.

Ainda segundo o secretário, as câmeras instaladas no município tem sido motivo de dúvida pelos munícipes que têm acreditado se tratar de radares, o que não procede. São novas câmeras de videomonitoramento, afirma ele.

Para o comandante da Guarda Civil Municipal, Adriano Vieira Serra, o monitoramento através da câmera OCR, vai assegurar com ainda mais impacto nosso trabalho diário de zelar pela segurança e proteção da comunidade.

Monte Mor já dispunha de um sistema de monitoramento, que tem se modernizado na atual gestão, com novas ferramentas modernas de complemento ao sistema monitoramento de câmeras inteligentes (CÓRTEX), como a Central de Atendimento de Despacho, CAD, (Programa Sinesp CAD), que em fase de transição, opera de maneira híbrida, tornando gradativamente o sistema analógico em digital, e agora com o monitoramento através da câmera OCR, que pode identificar se um carro roubado e utilizado em crimes em outras regiões, até mesmo em outro estado, ao ser captado por pelo alcance da câmera, ele será reconhecido, pois o sistema conta com alimentação de dados em sua plataforma a nível nacional.

Houve ainda um café da manhã aos presentes, após a apresentação do sistema de segurança.