30 NOV 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Formatura FUNAM

Projeto FUNAM forma mais de 300 alunos neste semestre, com evento que aconteceu no Ginásio Durval Gonçalves.

Nesta terça-feira (29), foi realizada pelo FUNAM GCM de Monte Mor, em parceria com as Secretarias de Segurança e de Educação, Cultura e Turismo, a formatura de 310 alunos do 5° ano do ensino fundamental, das escolas da rede municipal, EM Fauze Calil Canfur, EM Lázaro Gonçalves Teixeira, e EM Leopoldo Paviotti de Monte Mor, no Ginásio Durval Gonçalves, com a presença do prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi.

O curso ministrado pela equipe instrutora do FUNAM, formada pelos GCM’s Ester de Lima Santos Oliveira, e Gilson Ferreira da Silva, tem duração de 1 semestre, e os formandos deste período foram 310 alunos, das escolas municipais, EM Fauze Calil Canfur, EM Lázaro Gonçalves Teixeira, e EM Leopoldo Paviotti, com a presença do prefeito Edivaldo Brischi e do secretário de Segurança de Monte Mor, Anderson Palmieri. Foram ainda sorteados diversos brindes aos alunos e também uma bicicleta para cada escola do projeto.

Para o prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, ações como as desempenhadas pelo FUNAM, reforçam os valores aos alunos, auxilia no acompanhamento da formação desses jovens que em breve serão tão importantes para o desenvolvimento de nossa cidade, nosso futuro. Um trabalho que agrega muito significado à vida dos alunos e de suas famílias. Fico muito honrado em dar todo meu apoio a este trabalho prestado pela GCM de Monte Mor, afirmou o prefeito.

Segundo Ester de Lima Santos Oliveira, GCM de Monte Mor, instrutora do projeto FUNAM, o projeto é para nós uma semente lançada, que no futuro próximo dará grandes e valiosos frutos. Acredito que essas crianças serão cidadãos de bem, colocando em prática tudo o que aprenderam. Antes do início da formatura, a mãe de uma de nossas alunas relatou que estava muito agradecida pelo nosso trabalho e o quanto as atitudes da filha dela mudaram nesse período em que esteve participando do projeto conosco. Ela disse ainda que os assuntos abordados são de grande importância, pois não são assuntos abordados com costume em casa e que nossa atitude e coragem de falar abertamente para as crianças de uma forma esclarecedora, mudou a filha dela, e voltou a afirmar que estava muito grata. Isso aumenta ainda mais a nossa responsabilidade de levar conhecimento a essas crianças. Suas famílias contam com nosso apoio. Por conta disso, desenvolvemos um trabalho que toma muito cuidado com segurança do que é mencionado em sala de aula. Só tenho a agradecer a Deus e a todos que nos apoiam nessa missão de tornar o mundo melhor, conclui a instrutora.

Para o secretário de Segurança de Monte Mor, Anderson Palmieri, todas as atividades desempenhadas pela GCM (Guarda Civil Municipal), reforçou o secretário, tem o apoio da atual administração do prefeito Edivaldo Brischi, inclusive é importante destacar seu comprometimento, que tornou possível a retomada da FUNAM, que presta um serviço tão fundamental para o complemento da formação desses alunos, jovens que nos representarão um dia, disse o secretário.

Segundo o comandante da Guarda Civil Municipal de Monte Mor, Adriano Vieira Serra, esse é um trabalho dentre os outros que a CGM de Monte Mor desempenha. Além da FUNAM, a GCM é dividida entre 4 equipes operacionais, a ROMU, O Canil, a Patrulha Maria da Penha e o GPA (Grupo de Proteção Ambiental). E o Projeto FUNAM nos traz muita satisfação em sua realização, pois com sua metodologia educacional preventiva, o projeto almeja que essas crianças escolham os melhores caminhos para seu futuro, finaliza o comandante.

O Projeto FUNAM (Futuro nas Mãos) atua nas escolas municipais de Monte Mor desde 2011, mas foi em 2013 que a lei municipal ordinária n° 1.704, de 03 de abril,  tornou o projeto constitucional com essa nomenclatura. Recebendo semanalmente a visita dos agentes de segurança pública para aplicação de ensinamentos, desenvolvendo trabalhos de educação, segurança e cidadania, onde são ministradas aulas, aos alunos do 5° ano, com o objetivo de orientar e prevenir sobre o uso de drogas lícitas e ilícitas, seus perigos e consequências, trazendo como pauta sempre temas pertinentes de ações educativas, como cidadania nas escolas, amizade, bullying e cyberbullying, pedofilia, preconceito e os riscos em relação a soltar pipa com cerol, soltar balões e usar laser, entre outros assuntos.

Participaram da comemoração ainda o vice-prefeito de Monte Mor, Ronaldo Perandré (Tuim); a secretária de Educação, Cultura e Turismo de Monte Mor, Sandra Bruzon; o secretário de Assuntos Metropolitanos e Relações Institucionais, Dejan Garcia; o secretário de Segurança, Anderson Palmieri, o comandante da GCM de Monte Mor, Adriano Vieira Serra; o subcomandante da GCM de Monte Mor, José Rogério Leite; e a Chefe de Ensino, Joly Cirino Michelini, além da apresentação do CANIL GCM.