12 MAI 2022
Maio Amarelo: Monte Mor terá ação de conscientização no trânsito

DEMUTRAN de Monte Mor realizará no dia 28 de maio, Campanha de Conscientização no Trânsito, em referência ao Movimento Maio Amarelo

A Prefeitura de Monte Mor, por intermédio do DEMUTRAN (Departamento Municipal de Trânsito), realizará a ação de conscientização, distribuindo para os munícipes, de forma impressa, informativos sobre o Movimento Maio Amarelo, de mobilização internacional, com o propósito de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, buscando estimular a adoção de regras de direção defensiva.

A ação acontecerá na Praça Tese Marini (antiga Praça dos Peixes), que fica no cruzamento das avenidas Ayrton Senna da Silva e Jânio Quadros, das 08 às 10 horas da manhã. Também na entrada do bairro Jardim Paulista, na Avenida Luís Gonzaga do Nascimento, das 11 às 13 horas.

Segundo o secretário de Administração, Trânsito e Mobilidade Urbana de Monte Mor, Coronel Antônio Bueno Neto, a maioria das vítimas, conforme estatísticas nacionais, são idosos e motociclistas, em acidentes com óbitos ou ferimentos graves. Mas a ideia da campanha no município é conscientizar a todos, para uma direção mais consciente, mais responsável, incluindo a atenção também por parte dos pedestres, que devem estar sempre atentos.

Para o diretor de Trânsito de Monte Mor, Laercio Maffeis, a campanha visa reduzir acidentes de trânsito e evitar mortes, mostrando às pessoas que adotar medidas simples podem fazer toda a diferença para reduzir os acidentes. Incentivando o seguimento correto das normas de trânsito, respeitando a sinalização, realizando ultrapassagens seguras, não misturando álcool e direção, para proteger os mais vulneráveis no trânsito. Ele ressalta que fazer o uso do cinto de segurança sempre, inclusive no banco de trás, é imprescindível para resguardar a segurança. Lembrando que os pedestres e ciclistas também têm direitos e deveres para tornar o trânsito cada vez mais seguro, como por exemplo, utilizar passarelas e faixas de pedestres, finaliza ele.

MAIO AMARELO

Em 11 de maio de 2011, a ONU (Organização das Nações Unidas), decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, com o balanço das ações sempre sendo realizado em maio, no mundo todo, nos anos seguintes. Motivando por isso a escolha do mês de maio, para realizar as campanhas de conscientização de redução de acidentes.

Foi escolhida a cor amarela, para simbolizar a campanha, por ser a cor de atenção e advertência no trânsito e o selo Laço Amarelo é uma forma de reconhecer boas ações, permitindo que empresas e governos colaborem ainda mais com projetos estruturados na busca por um trânsito mais seguro.

A iniciativa Maio Amarelo em Monte Mor, vai envolver toda a população com farta distribuição de material físico, incluindo as divulgações em redes sociais.