19 ABR 2022
EDUCAÇÃO
Secretaria Municipal de Educação trabalha para tornar as escolas de Monte Mor mais seguras

As escolas municipais de Monte Mor estão passando por processo de certificação AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e CLCB (Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros).

A Secretaria Municipal de Educação Cultura e Turismo de Monte Mor (SMECT) tem realizado uma série de ações para adequar a segurança das escolas municipais às especificações do corpo de bombeiros, resguardando, com isso, a segurança de alunos, professores, funcionários e pais.

Tais ações envolvem aquisição e adequação de placas de sinalização para saídas de emergência, suportes e extintores, gás, luzes de emergência, entre outros equipamentos apropriados para o combate a incêndios.

Mediante comprovação de todas as medidas de segurança, o Certificado de Licença e o Auto de Vistoria são emitidos pelo corpo de bombeiros, sendo que para as escolas menores (menos de 750 metros quadrados e concentração inferior a 250 pessoas, com até 12 metros de altura ou 3 andares) somente o Certificado de Licença já é suficiente e, neste caso, os trâmites legais para sua emissão são mais rápidos.

As escolas menores, que se enquadram nestas especificações, estão em fase final para receber o Certificado de Licença, sendo que seis delas tiveram o processo concluído e já foram certificadas. Para as unidades de ensino maiores, que precisam do Auto de Vistoria, o trabalho também está sendo realizado, contudo, os trâmites legais são mais complexos, morosos e demandam grandes investimentos. Por isso, serão realizados a longo prazo. Assim, tanto as medidas de curto quanto as de longo prazo estão sendo implementadas.

Segundo a chefe de Educação Elaine Costa, muitas escolas da cidade ainda não tinham nem o projeto arquitetônico da planta do prédio, documento basilar no trâmite do processo de adequação das escolas. É realizada uma primeira avaliação pelo corpo de bombeiros, na qual se faz um estudo das características que precisam ser adequadas na escola, envolvendo, inclusive, adaptações em rede elétrica, hidráulica e sinais sonoros. Atendidos todos os apontamentos, uma nova vistoria é agendada e, uma vez atestada que todas as demandas foram atendidas, é emitido o certificado.

Para a secretária de Educação de Monte Mor, Sandra Bruzon, a adequação das escolas aos parâmetros e normas corretas de segurança é um trabalho extremamente complexo e só está sendo efetivado mediante o empenho de toda a equipe. “Esta ação tem sido uma prioridade na atual administração Edivaldo Brischi, afinal, é a garantia de que está sendo oferecido um ambiente, de fato, seguro para nossas crianças e adolescentes” – comentou a Secretária.