28 MAR 2022
Monte Mor é destaque em livro da RMC
No dia 26 de março, em Campinas, ocorreu o lançamento do livro ‘RMC - 20 Anos de Integração’. O material reúne o histórico de fundação da RMC, seu amadurecimento como segunda maior metrópole do estado de São Paulo, um painel sobre cada um dos 20 municípios que a compõe, as estruturas estratégicas e iniciativas de economia, ciência e tecnologia que a tornam referência para o País, além do registro de sua visão de futuro e apontamentos de autoridades e empresários regionais, estaduais e nacionais.

Representantes das 20 cidades que compõem a Região Metropolitana de Campinas e autoridades de diferentes setores participam do evento de lançamento do livro, uma publicação de quase 200 páginas organizada e produzida pela Affari Comunicação para o CD-RMC. As pesquisas e entrevistas são do jornalista José Pedro Martins, profissional reconhecido pelo trabalho em diversos meios de comunicação da região de Campinas.

O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (CD-RMC), presidido pelo prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, com patrocínio do Instituto Movimento Cidades Inteligentes e Aeroporto Internacional de Viracopos, realiza no dia 26 de março, em Campinas,
“Ao longo desses anos, que temos a satisfação de registrar e eternizar em livro, nossa região se consolidou como a quinta maior do Brasil em PIB. Com seus 3,3 milhões de habitantes, a RMC chega à segunda década de existência mais fortalecida e dinâmica do que nunca. Com novos municípios se integrando ao bloco e com a participação cada vez mais efetiva dos prefeitos e representantes do Estado no Conselho de Desenvolvimento.”, avalia o presidente do CD-RMC, Gustavo Reis.

Em sua colaboração e apoio à celebração dos 20 anos da RMC, o Instituto Movimento Cidades Inteligentes traz como bônus um panorama do cenário brasileiro e apontamentos sobre a importância de planejar um desenvolvimento regional sustentável para a RMC. “Cada município tem sua demanda, mas no ponto de vista macro, as leis pressionam as Prefeituras a se organizarem sobre determinados temas, sobretudo, meio ambiente e suas subdemandas, como saneamento básico, resíduos sólidos, água, energia. São temas prementes e que precisam de soluções regionais, sobretudo, na RMC, onde as cidades são integradas e crescem em ritmo acelerado, diferente de todo o País”, comenta o presidente do IMCI, Luigi Longo.

Pensando nessa integração regional, a Affari Comunicação fez questão de trazer Viracopos, maior aeroporto de cargas da América Latina, localizado em Campinas, para o projeto comemorativo dos 20 anos da RMC. “A malha viária da nossa região é extremamente privilegiada. Somos cidades conectadas com qualidade e Viracopos é espelho de toda nossa capacidade de exportação e importação. Além disso, o aeroporto bate recordes anuais de passageiros com destinos nacionais e internacionais. Viracopos cresce em sinergia com a RMC”, aponta a diretora da Affari, Adriana Moreira Cavalcante Trentin.

O prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi comemorou o lançamento da obra. “Monte Mor é uma das cidades em evidência na publicação. E agora com a o asfalto que ligará Monte Mor ao Aeroporto Internacional de Viracopos, através da Estrada Rio-Acima, nossa cidade se torna uma das principais rotas logísticas de nossa RMC”, pontuou o prefeito.

O download da versão digital da obra está logo abaixo, gratuito e disponível para toda a população.

Arquivos Vinculados