02 DEZ 2021
Monte Mor sedia campeonato nacional de Judô

A cidade de Monte Mor será a capital do Judô no Brasil, ao sediar, no próximo dia 11 de dezembro o 6⁰ Campeonato Brasileiro de Judô que receberá 400 atletas de 18 estados brasileiros.

O evento será organizado pela Confederação Brasileira de Ligas de Judô. De acordo com o Sensei Manoel Esperidião de Oliveira Lima, vice-presidente nacional da CBLJ e presidente do Conselho Nacional de graduação. “Monte Mor foi escolhida pelo fato de já ter um projeto importante de Judô em andamento e por ter uma localização próxima a um aeroporto nacional (Viracopos)”, destacou Lima.

O vice-presidente destacou Monte Mor como capital do esporte no próximo dia (11) e reconheceu o valor da modalidade como ferramenta educacional. “O Judô é um instrumento educacional muito forte. Por isso há sempre uma procura grande de crianças pelo esporte. O Judô ensina disciplina oriental, respeito aos pais e as instituições. Os próprios pais procuram levar seus filhos a prática do esporte para ajudar na formação dos seus filhos. E tenho relato de professores que confirmaram que o comportamento da criança muda para melhor com a prática deste esporte. A nossa maior procura hoje é entre mulheres e crianças”

O campeonato também realizará a avaliação para arbítrios nacionais em diversas categorias. De acordo com o Secretário de Esportes de Monte Mor, João Victor Muro, a única contrapartida que a Confederação solicitou foi o fornecimento das medalhas. “Isso é um valor pequeno perto de todos os benefícios e reconhecimento que um campeonato como esse traz para a cidade”, destacou o secretário.

O Prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, apoiou deste o início a realização do campeonato de judô na cidade. “Serão 400 atletas, que juntos com os acompanhantes e famílias, podem ultrapassam duas mil pessoas em nossa cidade, conhecendo nossa cultura, gastando e consumindo em nosso comércio local”, destacou o prefeito.

Os organizadores também são solidários com as causas sociais, tanto que uma parte da taxa de inscrição dos competidores serão convertidos em óleo vegetal. Os produtos arrecadados serão entregues para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, para a distribuição entre as famílias carentes de Monte Mor.

O Diretor de Esportes de Monte Mor, Davi Leandro dos Santos é o coordenador e idealizador do projeto de Judô na cidade, foi um dos maiores apoiadores para realização do brasileiro no município. “O Campeonato Nacional de Judô em Monte Mor é o reconhecimento de um trabalho sério de nossa secretaria com o apoio direto de nosso prefeito, Edivaldo Brischi. É realmente a realização de um sonho para nós e para todos os atletas.”, declarou o diretor.

Todas as delegações chegarão na sexta-feira (10) para o credenciamento e pesagem oficial e ficarão hospedados na Escola Municipal Lázaro Gonçalvez Teixeira Professor, no bairro Jardim Santo Antônio. A cidade de Monte Mor será representada com cerca de 50 atletas que participarão das competições.

Mariana da Silva Barril tem 17 anos e é uma das atletas de Monte Mor que disputará o campeonato. “Isso é incrível, competir em minha cidade com grandes atletas de todo o Brasil”, declarou a atleta.  Já para Pablo Lima Pavanelli de 11 anos, não vê a hora de estar no tatame. “Estou animado e quero competir”, declarou Pavanelli.

Sensei Manoel Esperidião de Oliveira Lima, vice-presidente nacional da CBLJ e presidente do Conselho Nacional de graduação espera que o campeonato seja um verdadeiro espetáculo. “O Judô é uma modalidade muito disciplinada, com bastante fairplay entre os competidores, por isso a público pode esperar um grande espetáculo, com crianças, jovens e adultos”, finalizou o Sensei.

O local das competições será no Ginásio de Esportes Durval Gonçalves, localizado na Praça Princesa Isabel s/n no Parque Imperial, Monte Mor. A entrada será gratuita e todas as medidas de higiene e precaução contra a COVID-19 serão respeitadas.

A Prefeitura de Monte Mor, por meio da Secretaria de Esportes e do Prefeito Edivaldo Brischi, convida toda a população para comparecer e apoiar o evento e nossos atletas de Monte Mor.