03 AGO 2021
Curso de Formação para 21 novos GCMs entra na quarta semana
Expectativa é colocar os novos guardas para atuar em Monte Mor a partir de dezembro, o que resultará na Corporação com 86 integrantes.

O 10º Curso de Formação Técnica Profissional da GCM (Guarda Civil Municipal) para 21 novos integrantes da Corporação de Monte Mor entrou nesta segunda-feira, dia 2, na quarta semana, com aplicação das disciplinas que fazem parte do Módulo I. São elas, Educação física, Ordem Unida, POP (Procedimento Operacional Padrão), TPO (Técnicas de Procedimentos  Operacionais), Legislação, Cotidiano das GCMs.

É importante destacar que a convocação dos novos GCMs cumpre mais um compromisso assumido pelo prefeito Edivaldo Brischi (PTB) durante a campanha eleitoral e visa a ampliação na área de segurança da cidade. O prefeito explica que a convocação é para vagas remanescentes do Concurso Público da GCM, que foi realizado em 2014. “Os  21 novos GCMs irão repor profissionais que foram aposentados e exonerados, com a devida autorização do Ministério Público, perante ao cenário da pandemia da COVID-19”, enfatiza Edivaldo Brischi.

Já o  vice-prefeito e secretário de Segurança, Ronaldo Tuim (Solidariedade) destaca que após a conclusão da Formação Técnica pelos novos GCMs, a Corporação voltará a contar com 86 integrantes, como ocorria em 2008, ou seja, um aumento do efetivo conquistado após cerca de 13 anos.

“Atualmente contamos com 66 GCMs, o que é muito pouco para atender as demandas de toda a cidade que cresceu muito nos últimos anos”, relata Tuim, ao acrescentar que pelo número de habitantes de Monte Mor, 60.754 habitantes (número estimado em 2020 pelo IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), seria permitido que a cidade tivesse até 182 GCMs, com base na Lei Federal 13.022/2014, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais.

PRATA DA CASA

Com o Corpo Docente composto em 90% por integrantes ativos da Corporação, com exceção da parte referente às áreas do psicológico e do meio ambiente, o Curso de Formação Técnica deve ser concluído até o final deste ano. A expectativa, segundo o comandante da GCM de Monte Mor, Adriano Vieira Serra, é colocar os novos guardas para atuar nas ruas da cidade a partir de dezembro.

Segundo o comandante Serra, o curso, que foi iniciado no dia 12 de julho, incluirá no total sete módulos e terá a duração de 180 dias. “Neste momento em relação às atividades práticas estamos desenvolvendo a parte de educação física e ordem unida, ou seja, a matéria que ensina os novos integrantes a marchar e também prioriza as questões de disciplina. Além disso, entre uma aula prática e outra mesclamos com as matérias teoricas”, detalha o comandante Serra, ao acrescentar que a Formação segue a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública.