03 AGO 2021
SEGURANÇA PÚBLICA
GCM e Polícias Militar e Civil ampliam combate ao tráfico de drogas
Trabalho integrado das forças policiais de Monte Mor somam 160 registros, somente neste primeiro semestre.

Graças a um trabalho integrado entre a GCM (Guarda Civil Municipal) e Polícias Militar e Civil, o governo do prefeito Edivaldo Brischi (PTB) apresentou no final de julho, em seis meses de mandato, um saldo positivo em relação à área de segurança.  Neste primeiro semestre houve redução considerável dos índices de criminalidade no município. Referente, especificamente, ao combate ao tráfico de drogas, os seis primeiros meses de 2021 somam o total de 160 registros. Entre eles, de acordo com levantamento da GCM, estão 109 averiguações de tráfico, 27 ocorrências de tráfico de entorpecentes e 24 flagrantes.

Segundo aponta o levantamento da GCM, o maior número de averiguação de tráfico foi registrado no Jardim Panorama, com o total de 29 registros. Em segundo lugar vem o Jardim Paulista, com 14 registros e em terceiro lugar seguem empatados, todos com nove registros, os bairros Colina 1, Jardim Moreira e Popular Nova.

Quanto ao registro de tráficos de entorpecentes por bairros, o maior número ocorreu no Jardim Panorama, com cinco ocorrências, seguido pelo Jardim Paulista com quatro registros no primeiro semestre deste ano.

O vice-prefeito e secretário de Segurança, Ronaldo Tuim, agradece o apoio das polícias Civil e Militar e enfatiza que o trabalho integrado das forças tem feito toda a diferença para a ampliação da segurança de Monte Mor. “O resultado é perceptível com a queda dos índices de criminalidade que temos acompanhado com frequência e também estão comprovados com os números do levantamento da GCM referente às ações de combate ao tráfico”, destaca.

INVESTIMENTOS NA GCM

O comandante da GCM, Adriano Vieira Serra, ressalta os investimentos que foram feitos pela administração municipal neste primeiro semestre para a melhoria das condições de trabalho da Corporação e consequentemente ampliaram o atendimento à população. “Somente neste primeiro semestre de mandato o governo do prefeito Edivaldo Brischi já investiu na GCM mais de R$ 560 mil, entre débitos pendentes de outras gestões e em novos investimentos. Pagamos mais de R$ 13 mil referentes aos laudos psicológicos atrasados, 23 mil de munições compradas em 2019. Pagamos R$ 117 mil de uniformes de 2018 e outros R$ 153 mil das viaturas Spins 019 e 020 que já estavam trabalhando no patrulhamento.  Além da regularização com os antigos fornecedores, foi investimento neste ano R$ 106 mil reais na aquisição de coletes balísticos que estavam próximos do vencimento, sendo material moderno e mais leve, proporcionando maior conforto aos GCM’S, efetuado a compra de 04 novas pistolas modernas e mais potentes calibre .40 R$ 22 mil”, além de outros projetos em andamento, que em breve poderemos estar anunciando, cita Serra.

Segundo ainda o comandante da GCM, mesmo diante de todo o investimento monetário realizado pela atual administração o mais importante para ele é o investimento humano. “Sem dúvida a convocação de 21 novos integrantes da GCM é uma das nossas maiores conquistas. Estamos com uma defasagem e muito sobrecarregados com as demandas cotidianas e com a pandemia complicou mais ainda. Atuamos na linha de frente com demais órgãos e temos trabalhado muito em prol da sociedade montemorense e os novos guardas, assim que formados nos ajudaram a cuidar da nossa querida Monte Mor”, finaliza Serra.