19 ABR 2021
Prefeitura abre credenciamento para Serviço de Acolhimento de Idosos

Objetivo é assegurar política de Assistência Social e suprir demanda de vagas

A Prefeitura de Monte Mor, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, está com credenciamento aberto, desde o último dia 14, para instituições interessadas em participar de Credenciamento de Serviço de Acolhimento para Atendimento a idosos com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, independentes e/ou com diversos graus de dependência, sendo eles grau I, II e III, conforme Resolução Anvisa nº 283/05.

A referida Resolução estabelece o padrão mínimo de funcionamento das Instituições de Longa Permanência para Idosos  e é aplicável a toda instituição governamental ou não governamental, destinada à moradia coletiva de idosos, com ou sem suporte familiar.

O edital do chamamento foi publicado tem o prazo para credenciamento até o dia 4 de maio de 2021, até às 16 horas.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico e Social, Elaine Ravin Brischi, o objetivo é assegurar a política de Assistência Social em Monte Mor, em sua rede de proteção especial de alta complexidade. “Atualmente o município não dispõe de vagas suficientes na Associação Assistencial Montemorense, conhecida como Asilo”, comenta.

É importante destacar que o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), especificamente, no Serviço de Proteção Social Especial para pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias, têm apontado crescente demanda, particularmente no contexto de desemprego e empobrecimento das famílias, agravado pela crise da epidemia COVID-19.