14 JUN 2024
Queimadas no Município de Monte Mor
Queimadas no Município de Monte Mor.

O inverno é um dos períodos mais propícios para a ocorrência de queimadas, por fazer parte da chamada época de estiagem (de abril a outubro). Com as condições climáticas dos últimos dias, é preciso ainda mais atenção com relação aos focos de incêndio no município.

A Defesa Civil de Monte Mor alerta que provocar queimadas é crime ambiental, passível de multa. As queimadas não provocam apenas danos ao meio ambiente, destruindo parte da flora existente, mas também podem ser responsáveis pela morte de animais silvestres e por sérios problemas de saúde para a população, especialmente crianças e idosos, agravando problemas respiratórios.

A Lei Municipal PL 79/ 2.023 prevê que provocar queimadas acarreta penalidades aos infratores, dependendo da gravidade, que poderá até dobrar em caso de reincidência.

Um levantamento de dados foi realizado com o objetivo de mapear áreas de maior incidência e, consequentemente, aumentar a eficácia da fiscalização e autuações aos infratores, assim como realizar um trabalho educativo preventivo.

Caso se depare com um incêndio, o cidadão deve acionar a Defesa Civil informando o endereço correto e um ponto de referência. Em caso de flagrante, chamar a Guarda Civil Municipal. Também é possível denunciar o crime para Secretaria do Meio Ambiente.

É importante manter os terrenos limpos e realizar aceiros preventivos com o propósito de evitar queimadas nas vegetações no período de estiagem.

Para denúncias de queimadas, ligue para Defesa Civil de Monte Mor :
Telefone (19) 3889-1622; de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Depois das 17 horas, sábados, domingos e feriados, caso seja uma ação de urgência ou emergência, ligue para 199 ou para a Guarda Civil Municipal: 153 ou (19)3879-2823. Secretaria Meio Ambiente : (19) 3889-1455.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024