11 JUN 2024

Na manhã desta terça-feira (11), organizado pela Secretaria de Saúde de Monte Mor, no Centro Cultural Joaquinzão, em Monte Mor, realizou-se um evento muito importante para a área da saúde: Treinamento do Comitê de Vigilância e Prevenção à morte materna, infantil e fetal de SP.

No Brasil, de acordo com dados do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, entre os anos de 2011 e 2022 (números preliminares até 30/6/2022), foram detectados 1.115.529 casos de sífilis. A sífilis congênita foi detectada em 293.339 bebês com até 1 ano de idade, entre os anos de 1998 a 2022 (números preliminares até 30/6/2022).

O número de casos de sífilis é preocupante, o que demonstra a necessidade de reforço às ações de vigilância, prevenção e controle dessa infecção. Como a maioria dos casos são oligossintomáticos e assintomáticos, é muito importante uma busca ativa do diagnóstico, conforme a vulnerabilidade da pessoa atendida.

A notificação compulsória deste agravo é obrigatória para os médicos, outros profissionais de saúde ou responsáveis pelos serviços públicos e privados de saúde, que prestam assistência ao paciente, em conformidade com o artigo 8º da Lei 6.259 de 30 de outubro de 1975. Somente através da notificação compulsória dos casos podemos ter um panorama do agravo em nossa cidade, estado e no país e diante disso traçar estratégias para o controle.

Estiveram presentes, representantes do Comitê Regional de Vigilância de Óbito Materno, Infantil e Fetal do DRS VII, o Obstetra e palestrante,  Dr. André Papapanini Melo, a Vice presidente do Comitê, Dra Marlene Rizziolli Lima,  a Coordenadora do Comitê, Dra Adriana Dias, Membro do Comitê e Pediatra, Dra Andréa Neri (palestrante) ,  a  chefe da GVS Campinas, Dra Xenia, médicos, enfermeiros e Diretores  DRS 7,  representante da Vigilância Epidemiológica de Campinas, a Dra  Roberta Nere Cardoso.

Também presentes estavam autoridades locais, Prefeito Edivaldo Brischi e a primeira dama Elaine Ravin Brischi, Secretária da Saúde Eliane Piai, Silvana Zanetti, Secretário da Administração, Carlos Queiroz, Secretário de Esportes, João Victor Muro e a Vereadora Andrea Garcia, além do público de cerca de 90 pessoas.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024