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MAI
14
14 MAI 2024
ENTREVISTA COM GCM ESTER - PROJETO FUNAM (Futuro nas Mãos).
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ENTREVISTA COM GCM ESTER  -  PROJETO FUNAM (Futuro nas Mãos)
 

Estivemos no Paço Municipal, nesta terça feira (24), conversando com  a GCM Classe Distinta Ester, que nos passou muitas informações sobre o FUNAM, Projeto tão importante realizado com as crianças das escolas municipais da cidade de Monte Mor. 

Quando teve início o projeto FUNAM, e quem foi o idealizador?
O projeto FUNAM, originalmente denominado PROMAD (Programa Municipal Antidroga), teve início em 2011, com suas atividades. No entanto, foi em 3 de abril de 2013, por meio da Lei Ordinária Nº 1704, que o Projeto Futuro nas Mãos (FUNAM) foi formalmente instituído. O idealizador do Projeto FUNAM em Monte Mor foi o Sr. Alan de Souza Kanashiro, atual comandante da Guarda Civil Municipal. Sua visão e liderança foram fundamentais para o desenvolvimento e implementação deste importante programa em prol da comunidade.

Qual o objetivo do Projeto?

O projeto “Futuro nas Mãos” (FUNAM) tem como objetivos primordiais:

  • Orientar crianças, adolescentes e jovens acerca dos perigos associados ao consumo de drogas ilícitas e lícitas.

  • Combater o preconceito oriundo das diferenças físicas e sociais entre os indivíduos.

  • Promover o aumento da autoestima entre crianças, adolescentes e jovens, provenientes de diversas realidades socioculturais.

  • Abordar a questão do bullying, que representa um desafio tanto para os alunos quanto para os professores na rede de ensino municipal. 


Quem pode participar?

O projeto FUNAM atende exclusivamente as escolas municipais, oferecendo aulas ministradas ao longo de um semestre. As aulas se destinam especificamente aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (PEB II), abordando os conteúdos mencionados anteriormente. 

Quais assuntos fazem parte do conteúdo?

O conteúdo abordado no Projeto FUNAM engloba os seguintes temas:

Preconceito: Conceituação, orientações sobre medidas apropriadas e tipologia de preconceitos, incluindo preconceito racial, cultural, linguístico, social, religioso e contra pessoas com deficiência. 
Bullying: Definição, orientações sobre ações apropriadas, consequências para as vítimas e abordagem sobre cyberbullying.
Álcool: Efeitos do consumo de álcool, consequência do uso prolongado e explanação da Lei 13.106/2005.

Cigarro: Origem e composição do tabaco, impactos no organismo, tipos de câncer associados ao consumo prolongado, e informações sobre narguilé e cigarro eletrônico.

Maconha: Definição, origem, composição, efeitos físicos e mentais, considerações sobre o tráfico e sensibilização. 

Cocaína: Composição, impactos na saúde, lesões associadas, métodos de comercialização e orientações para a conscientização. 

Crack: Definição, utensílios utilizados, efeitos no organismo, riscos para a saúde, impacto em gestantes e medidas preventivas. 


Como é a aceitação e participação dos alunos?

No começo, alguns alunos são resistentes. Mas com o passar do tempo, vão entendendo que estamos ali para ajudá-los. Uma vez a confiança sendo estabelecida, a criança nos procura para orientação, o que por vezes há a necessidade de um encaminhamento para atendimento psicológico, orientação familiar ou até mesmo ao Conselho Tutelar. Há também a participação de alunos TEA e PCDs, que nos dá uma amplitude maior do trabalho.


E as famílias, o que dizem a respeito do Projeto?

As famílias aprovam a participação de seus filhos no FUNAM. Os pais também participam, tiram suas dúvidas sobre os assuntos abordados. 


Há casos de relatos de pais que têm observado diferença no comportamento de seus filhos em casa e na escola também. 

Já aconteceu, inclusive, de ser abordada por ex-alunos e seus pais, que nos contam como o FUNAM fez diferença em suas vidas, tanto familiar como escolar e até mesmo nas decisões importantes que tiveram que tomar no decorrer de sua vida já adulta


Qual tem sido a participação das crianças nesse projeto?

No primeiro ano, em 2011, foram atendidas 217 crianças em 2 escolas da cidade. Em 2023, o projeto alcançou 997 alunos de 12 escolas da rede municipal. Isso mostra que o FUNAM tem se mostrado eficaz no seu objetivo. Podemos contabilizar um total de 7.363 alunos atendidos pelo projeto até o ano de 2023. 
Além do curso, oferecemos palestras para outras idades, sempre com conteúdos concernentes ao nosso foco: orientação de crianças, jovens e suas famílias. 


Quais assuntos são abordados nestas palestras?

O GCM Classe Especial Da Silva e eu trabalhamos juntos em todo o projeto e nas palestras, apresentamos assuntos parecidos com os que são participados com os alunos das escolas: bullying, drogas, bebidas, pedofilia, uso excessivo de internet, Estatuto da Criança e Adolescente com seus direitos e deveres, Lei Maria da Penha, Dignidade e Orientação familiar. 


Quantas turmas já se formaram no FUNAM ?

Já se formaram 35 turmas até o momento. 

 

Quando será a próxima formatura? 

A próxima turma irá se formar em duas datas, em dois locais diferentes, facilitando o acesso dos alunos e a participação tão importante de suas famílias: 
Primeiramente será no Ginásio Baia Assis, no dia 26 de junho, para aqueles alunos que moram naquela região. 
Já para os alunos que residem na região central e demais regiões da cidade, será no dia 27 de junho, no Ginásio Durval Gonçalves.

Ambas formaturas ocorrerão sempre às 19 horas, com a participação dos envolvidos no projeto, o Canil da GM e as autoridades municipais. 


Quando começam as próximas turmas?

Sempre no início de cada semestre, e o curso tem duração de 6 meses. 


Uma palavra final sobre o FUNAM e o que ele representa…

Houve uma necessidade desse projeto para oferecer às crianças uma orientação enquanto cidadãos, através de  conhecimento de direitos e deveres, para criarmos uma sociedade melhor e com outras possibilidades de futuro. É uma realização para mim como profissional, que tinha dois sonhos quando criança, ser policial e professora. Tenho 16 anos como GCM e participo desse projeto há 12 anos, podendo exercer as duas profissões ao mesmo tempo. Além disso, tem a realização como pessoa, como cidadã, sabendo que realizamos um trabalho tão importante para as crianças e adolescentes da cidade, e que através dessas aulas podemos incentivá-los a tomar as decisões corretas em suas vidas. É como uma sementinha que temos que cuidar dia após dia, para formar uma árvore frutífera. 
Um exemplo, é a Myllena Alves que está aqui. Participou do FUNAM e se formou na turma de junho de 2014, na Escola Miguel Jalbut.


E para você Myllena, como foi participar do Projeto FUNAM? 

O FUNAM foi um projeto muito importante em minha vida. 

Os instrutores nos ensinavam o certo e o errado de uma maneira divertida e leve, com dinâmicas e brincadeiras. Recordo que o dia mais interessante para mim e  para toda a turma, foi o dia do passeio para o aeroporto, onde aprendemos sobre os perigos de soltar balão, pipas com cerol e ainda pudemos ver um avião. A Ester foi minha instrutora na época. Ela e todos os envolvidos no projeto sempre foram muito atenciosos. Ficávamos esperando ansiosos o dia de aula do Projeto FUNAM. Hoje tenho 20 anos, sou uma cidadã, trabalho e posso garantir que o FUNAM somou em minha vida. Eu aprendi muito, me ajudou na formação da pessoa que sou hoje. 

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