21 FEV 2024
IPTU 2024

IPTU 2024 de Monte Mor segue reajuste fixado por lei com base no índice IPCA.

Os contribuintes de Monte Mor devem ficar atentos às atualizações relacionadas ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o exercício de 2024. Este ano, o imposto sofreu um reajuste de 5,19%, índice que reflete a inflação acumulada nos últimos 12 meses em setembro de 2023, data em que se iniciou o processo de cálculo do IPTU.

Uma das mudanças significativas, segundo a secretária de Finanças, Silvana Zanetti, neste ano, foi a forma como os carnês estão sendo gerenciados. Pela primeira vez, os Correios assumiram tanto a impressão quanto a entrega dos carnês do IPTU, que passaram a ser impressos em guias. Isso significa que, se porventura houver qualquer erro de impressão das guias ou duplicidade na entrega, os contribuintes devem entrar em contato diretamente com a Prefeitura de Monte Mor para verificar e corrigir a situação, pois há registro de um lote de carnês que pode ter sido encaminhado com divergências pelo e-Correio.

Além disso, é importante destacar que a Prefeitura realizou um georreferenciamento da cidade durante o ano de 2023, e, como resultado desse processo, os imóveis que estavam sendo tributados apenas como terrenos, mas que na verdade possuíam construções, passaram a ser tributados levando em consideração a área construída. Outros imóveis passaram por reformas com acréscimo de área construída, mudando o valor de cálculo da área. Essas atualizações, obtidas pelo processo de georreferenciamento, resultaram em uma mudança no valor do IPTU com um acréscimo correspondente à área construída, exercendo assim a justiça fiscal para aqueles que detém toda a regularidade do imóvel.

O processo de atualização cadastral dos imóveis (georreferenciamento), está acontecendo através de empresa especializada na área e contratada desde o ano de 2022, seguindo todos os processos de licitação necessários.

Os proprietários de imóveis em Monte Mor devem estar cientes dessas mudanças e se prepararem para efetuar o pagamento do IPTU dentro do prazo estipulado, garantindo assim a regularidade fiscal e contribuindo para o desenvolvimento da cidade. Para mais informações ou esclarecimentos sobre o IPTU de 2024, os contribuintes podem entrar em contato com a Prefeitura Municipal de Monte Mor pelos canais oficiais de atendimento ao cidadão. O Paço Municipal fica situado à rua Francisco Glicério, 399, Centro. Telefone: 19.3879-9000.