08 FEV 2024
DEFESA CIVIL
Combate ao mosquito da dengue

Secretaria de Saúde em conjunto com a Secretaria de Defesa Civil de Monte Mor realiza ação de combate ao mosquito da dengue, o Aedes Aegypti, no bairro Jardim Capuavinha.

Nesta quinta-feira, dia 08 de fevereiro, a Prefeitura de Monte Mor, através da Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, com os agentes comunitários (ACS), que promoveram a remoção mecânica e orientações aos moradores, de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, em conjunto com a Secretaria de Defesa Civil, que realizou uma ação de pulverização, além da operação casa a casa no bairro Jardim Capuavinha.

O início dos serviços contou com a presença do Prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, acompanhado pela secretária de Saúde Municipal, Eliane Piai, pelo secretário de Defesa Civil, Vanduir Prado Moitinho, e pela vereadora Andrea Garcia (PTB), que destacou na ocasião a seriedade em evitar possíveis criadouros com água parada, impedindo assim o ciclo do mosquito e sua proliferação. “Contamos com o apoio da população nessa luta que é de todos nós contra o mosquito da dengue”, completou o prefeito Edivaldo Brischi.

As atividades de intensificação do controle vetorial e de eliminação de criadouros, segundo a secretária de Saúde Municipal, Eliane Piai, são muito importantes e a expectativa é de que o serviço de conscientização seja muito positivo na região. “Agradeço o empenho e a dedicação de toda a equipe de Saúde, que vem cumprindo a demanda, de grande preocupação por parte da atual administração do Prefeito Edivaldo Brischi, em dar a atenção e o cuidado que a população precisa”, comentou a secretária Eliane.

Segundo o secretário de Defesa Civil de Monte Mor,Vanduir Prado Moitinho, que participou de uma reunião na Agemcamp, nesta quarta-feira (07), onde foram discutidas ações que visam intensificar o combate e a prevenção ao mosquito da dengue, a ação em Monte Mor vai continuar percorrendo os bairros do município. “As ações que fortalecem o combate ao mosquito da dengue, têm ainda o reforço da Defesa Civil do Estado de São Paulo, que estabeleceu um COE, centro de operações de emergências, em sua sede na Casa Militar, situada no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, para dar suporte no combate por todo o estado”, completou o secretário Vanduir.

A Secretarias de Saúde e de Defesa Civil ainda reforçam a importância da cooperação dos munícipes, sobre a participação na ação, recebendo os agentes, e aqueles que não estiverem em suas residências durante a ação, para que se atentem aos objetos dentro de suas casas, principalmente nos quintais, que podem acumular água parada e servir de criadouro para o mosquito.

Em Monte Mor somente neste ano de 2024, houveram 40 notificações, com 18 casos confirmados, a maior parte deles de moradores do bairro Jardim Capuavinha.

Participaram da ação ainda a coordenadora do departamento de Vigilância em Saúde, Suellen Basso, e também a diretora da pasta de Saúde, Bete.

A ação faz parte de uma preocupação constante no que diz respeito ao combate à dengue em Monte Mor, já que a ação mais efetiva neste caso, é o controle do mosquito transmissor: https://www.montemor.sp.gov.br/portal/servicos/1019/dengue-zica-e-chikungunya/