15 JAN 2024
Mutirão de castração de cães e gatos

Administração do Prefeito Edivaldo Brischi realiza serviço gratuito de castração e microchipagem e atende aproximadamente 500 cães e gatos em Monte Mor.

A Prefeitura de Monte Mor, através do Bem Estar Animal de Monte Mor realizou nos dias 10, 11 e 12 de janeiro, o mutirão de castração de cães e gatos no município, no espaço anexo ao Ginásio Baia Assis, no Jardim Paulista, atendendo 469 cães e gatos animais cadastrados previamente no site da Prefeitura, nos três dias da ação.

Cerca de mil inscrições foram liberadas para cadastro, destas o departamento tentou entrar em contato com aproximadamente 800 donos de animais, o restante dos números telefónicos constaram como não existentes. Foram feitos 580 agendamentos onde as prescrições médico-veterinárias de pré-operatório, resguardando maior segurança no procedimento para os bichinhos acolhidos foram passadas. Ao todo 111 cadastrados faltaram durante os dias de serviços prestados.

Segundo o médico veterinário, chefe de Vigilância Entomológica e Controle de Vetores de Monte Mor, Nerivaldo Moura, o serviço de castração de animais domésticos (cães e gatos) a ação teve o objetivo de contribuir para o bem-estar dos animais, assim como resguardar sua saúde. “A castração pode além de evitar certos tipos de patologias no animal, ainda auxilia no controle da reprodução desordenada, que pode acontecer em uma possível fuga do animal”, mencionou Nerivaldo Moura.

Para o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Claudinei Rodrigues, que responde pelo órgão de proteção e cuidado animal, a ação é mais um trabalho de empenho e dedicação da administração do Prefeito Edivaldo Brischi. “A pasta de Meio Ambiente e Agricultura de atua em várias frentes para alcançar melhorias para Monte Mor e para todos os munícipes, seja na limpeza e conservação dos espaços públicos, nas ações de prevenção de possíveis intercorrências, ou ainda em ações como essa de grande valor para a população”, completou o  secretário Rodrigues.

Durante a cirurgia de castração, com o animal ainda sedado eles eram microchipados (o microchip, que funciona como um “RG” é do tamanho de um grão de arroz e serve para armazenar as principais informações do pet como nome, espécie, sexo, cor, idade, raça e os dados do tutor, o que inclui endereço e contato) na ação garantindo mais segurança e bem estar para o animal e seu dono, com a ferramenta que pode auxiliar no reencontro do animal com seu tutor caso ele fuja, pois se o pet se perder e for encontrado e levado para um local em que haja um leitor de microchip, como uma clínica veterinária, onde o médico-veterinário pode acessar as informações do chip e conseguir entrar em contato com seu dono.