A primeira formatura do projeto Funam (Futuro nas Mãos) da Guarda Civil Municipal de Monte Mor - GCM aconteceu na noite desta segunda-feira (27) no Ginásio Municipal Baia Assis, no Jardim Paulista.
A cerimônia, conduzida por Amanda Caldeira, chefe de cultura de Monte Mor, marcando o fim do ano letivo das escolas da rede municipal de ensino, entre muitas outras atividades que estão acontecendo, reuniu os alunos dos 5º anos das escolas municipais Professor Doutor Edison José de Paula e Leopoldo Paviotti, em noite cheia de emoções, apresentações e prêmios.
O projeto é coordenado pelos GCMs Da Silva e Ester, que levam, junto com outros agentes da Guarda Civil de Monte Mor, especialmente o Canil, assuntos que objetivam orientar as crianças sobre diversos assuntos relacionados à segurança, ao bom convívio, à saúde e à cidadania, como o perigo das drogas, preconceitos, bullying, autoestima e respeito.
Segundo o comandante da GCM de Monte Mor, Alan de Souza Kanashiro, o Projeto Futuro nas Mãos - FUNAM, que é de sua autoria, quando vereador em 2013, é hoje um exemplo do esforço da Guarda Civil de Monte Mor de estar o mais próxima possível da população, especialmente daqueles que são mais vulneráveis ao mal que o crime ou as ilicitudes podem causar na sociedade, já que são pessoas em formação, ainda muito jovens e inocentes. O FUNAM tem um objetivo claro, o de estar próximo e ajudar na formação dessas crianças, avisando a todas elas, com uma linguagem que lhes seja clara, dos perigos que existem e que podem ser enfrentados e vencidos, já que o futuro está nas Mãos de cada um que o constrói.
A cerimônia contou com a presença do pastor André Pires que, além de uma palavra bíblica de saudação, abençoou o momento com uma oração.
Logo após o Grito de Guerra do FUNAM, conduzido pelos agentes Da Silva e Ester com os formandos, as apresentações tiveram início, primeiro do Canil, com os cães Hórus e Scott; depois dos alunos da escola Leopoldo Paviotti, com uma apresentação da música “Viva a Vida” do cantor Felipe Duram; por fim foi a vez da escola Edison de José de Paula, com a música “Era uma Vez” de Kel Smith.
A cerimónia terminou com a entrega simbólica dos certificados, mimos aos professores e responsáveis pelo projeto e prêmios aos alunos formandos, inclusive, como auge da noite, uma bicicleta.
Estiveram presentes na formatura, representando o prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, o assessor institucional Manoel Andrade; o comandante da GCM de Monte Mor, Alan de Souza; o subcomandante José Rogério Leite; a supervisora de ensino Joly Cirino, que esteve representando a secretária de Educação Municipal, Sandra Bruzon; as coordenadoras Mônica Feijó e Alexandra Fernandes; a professora orientadora pedagógica Rosana Toledo; a diretora da escola Edison, Roseleni Pinheiro, acompanhada pela vice-diretora Roseli Nilson; a diretora da escola Leopoldo, Sônia Berni, acompanhada pela vice-diretora Flaviane Nascimento; além dos vereadores Camilla Hellen e Alexandre Pinheiro.