A Prefeitura de Monte Mor, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, apoia o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência em sua 1ª Conferência.
Com o tema “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência: Construindo um Brasil mais Inclusivo”, a conferência possibilitou aos participantes um espaço democrático de debates coletivos voltado à discussão de propostas e suporte para a implantação de políticas públicas de inclusão das pessoas com deficiência. Representando o Prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi, participou da reunião o chefe de Gabinete, Ricardo Bizetto.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social de Monte Mor, Marcos Molina, o encontro possibilitou o estabelecimento de metas e a visualização de caminhos, além da troca de informações muito importantes, com o propósito de fortalecer a consolidação das políticas públicas de inclusão no município.
Segundo o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Monte Mor, o conselho teve como objetivo proporcionar um espaço de participação democrática de incentivo às políticas públicas destinadas à pessoa com deficiência, por meio da articulação e diálogo, por meio de proposituras de eixos para a construção de diretrizes que conduzirão da melhor forma para colocar em prática as condutas necessárias.
Ainda segundo o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Monte Mor, de acordo com sua Primeira Secretária e coordenadora da comissão da conferência, Priscila Silvana, a 1ª Conferência do Conselho foi concluída com êxito, e as sugestões de políticas públicas para o município, aprovadas como propostas na ocasião serão encaminhadas ao Prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi.
Foram eleitos para representar a cidade de Monte Mor na Conferência Estadual o vereador Professor Adriel, como representante do Conselho pelo Poder Público, assim como Rogério Lopes, e Viviane como representantes da Sociedade Civil, que irão levar as demandas para a esfera Estadual.
Estiveram presentes na Conferência ainda representando o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Marcos Molina; o diretor Eudice Leite; o recém empossado secretário de Cultura e Turismo de Monte Mor, Marcelo Lírio; a chefe de Cultura, Amanda Caldeira; o vereador Professor Adriel; a vereadora Camilla Hellen; o presidente do CMDPD, Gil G. Xisto; o vice-presidente da AMAAH-SP, e também vice-presidente do CMDPD, Rogério Lopes; a presidente da da AMAAH-SP, que também é primeira secretária do CMDPD e ainda coordenou a conferência, Priscila Silvana; a presidente do CMAS (Conselho Municipal da Assistência Social), Maria Elizabeth; representando a CEV (Centro de Educação e Vida), Josefa Aparecida Neri Guido; a intérprete de libras, Glauciane Gomes da Cunha*(IFSP- HTO)*; a professora especialista de Salas de Recursos da Seduc - Secretaria de Educação do estado de São Paulo, e que faz parte da Diretoria de Ensino de Sumaré, Luzia Helena Cardoso Tristão, que também é deficiente visual.