29 SET 2023
Outubro Rosa em Monte Mor

Secretaria de Saúde de Monte Mor tem programação especial para o “Outubro Rosa” deste ano, com atividades por toda cidade.

A Prefeitura de Monte Mor, através da Secretaria de Saúde promove neste mês de conscientização e prevenção do câncer de mama, o “Outubro Rosa - Monte Mor 2023”, no sábado, dia 14 de outubro, das 8 às 11 horas, na avenida Ayrton Senna, em Monte Mor, além de diversas atividades que ocorrem por todo o mês nas unidades de saúde.

O evento na avenida Ayrton Senna terá muitas atividades como alongamento, palestra de prevenção ao câncer de mama, aferição de pressão arterial, aferição de glicemia capilar, atualização da carteirinha de vacinação, sorteio para mulheres de corte de cabelo, sorteio para mulheres de auriculoterapia, e ainda sorteio de brindes.

Outra ação importante do “Outubro Rosa - Monte Mor 2023”, será a arrecadação de produtos de higiene pessoal, como sabonete, shampoo, absorvente, entre outros produtos, que serão revertidos para pessoas em situação de vulnerabilidade social no município. A arrecadação acontece tanto no evento do dia 14 de outubro, quanto em todas as unidades de saúde em seus dias de funcionamento normal durante o mês, que também está recebendo as importantes doações de tampinhas plásticas, para o projeto “Mama Amiga”, de confecção de próteses mamárias, em parceria com o grupo Amigas da Onça.

Segundo a secretária de Saúde, Eliane Piai, a conscientização aliada a prestação de serviços alertando sobre a prevenção, informando, vai permitir aproximar e assistir com muito cuidado e atenção às mulheres do município, com os serviços desenvolvidos com a colaboração de cada equipe, de cada unidade de saúde.

A campanha “Outubro Rosa” incentiva as mulheres a buscarem a prevenção, por meio de diagnóstico precoce, e do rastreamento da possível doença, que se combatida logo no início tem chances bem maiores de cura, pois possibilita a intervenção antes do desenvolvimento do câncer propriamente dito ou em suas fases iniciais. O câncer de mama é o que mais acomete mulheres em todo o mundo.

As unidades de Saúde de Monte Mor irão realizar durante todo o mês de outubro, ações como coleta de preventivo, consulta, orientações, testes rápidos, encaminhamento para mamografia, palestras, e atendimentos com a equipe de enfermagem. Procure sua Unidade de referência e utilize os serviços.

USF Central
09/10/23 Mutirão Papanicolau;

10/10/23 Caminhada Outubro Rosa com grupo;
11/10/23 Aula Zumba na unidade.

USF Maria Jose Paviotti (São Clemente)

Agenda aberta para Papanicolau toda quarta-feira;

Palestra Câncer Mama e Colo de Útero Dr. Bruno F. Oliveira Data: Consultar unidade.

CAIS São Sebastião

Agenda aberta para Papanicolau e avaliações da Mama;
11/10/23 Palestra Câncer Mama e Colo de Útero Enfª Bárbara Lovato.

USF Colina
Agenda aberta para Papanicolau e avaliações da Mama;
11/10/23 Palestra Câncer Mama e Colo de Útero com Sorteio de Brindes com Enfª Jane Meire e Thais Bueno.

USF Antonio José Pontin (Jd Alvorada)
Agenda aberta para Papanicolau e avaliações da Mama;
19/10/23 Palestra Câncer Mama e Colo de útero Drª Tatiana.

USF Jorge Calil (Jd Paviotti)

Agenda aberta para Papanicolau e avaliações da Mama;

20/10/23 Roda de conversa sobre: Câncer Mama e Colo de Útero Enfª Mônica Cristiany.

USF Genil Lisboa (Jd. Progresso)
Ações dos dias 16 a 19/10/23;

Agenda aberta para Papanicolau e avaliações da Mama;

16/10/2023 Palestra Dra. Luciana Guazzeli.

USF Moreira

Agenda aberta para Papanicolau e avaliações da Mama;
Palestra Câncer Mama e Colo de Útero Data: Consultar unidade.

USF Jd Panorama

24/10/2023 agenda papanicolau livre;

25/10/2023 Palestra com a Dra. Emiliane;

26/10/2023 Palestra Câncer Mama e Colo de Útero Dra. Luciana Guazzeli.

USF San Remo

27/10/23 Papanicolau livre;

Palestra Câncer Mama e Colo de Útero dia 27/10/23 Drª Andressa Tonigawa Tuboni.

Para mais informações acerca das atividades consulte sua unidade de Saúde de referência: Central - 19.3889-2515, Jardim Progresso - 19.3879-1563, Jardim Panorama - 3889-1783, Parque Residencial São Clemente - 19.3879-5394, Jardim Paviotti - 19.3879-1118, Jardim Alvorada - 19.3879-5377, Jardim Colina - 19.3879-5037, Jardim San Remo - 19.3889-1915, e Jardim Moreira - 19.3879-4731. Secretaria de Saúde de Monte Mor - 19.3979-7070.

COMO FAZER O AUTOEXAME DAS MAMAS
Um toque faz toda a diferença.

Em frente ao espelho observe o bico, a superfície e o contorno dos seios. Ao levantar os braços, repare se isso altera seu contorno e/ou superfície.

Deitada, apalpe a mama esquerda com a mão direita. Faça movimentos circulares suaves, apertando levemente com a ponta dos dedos. Faça o mesmo na mama direita.

No banho, com a pele ensaboada, eleve o braço direito e deslize os dedos da mão esquerda suavemente sobre a mama direita estendendo até a axila. Repita na mama esquerda.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024