01 JUN 2023
Monte Mor - OBMEP 2023

Estudantes da rede municipal de ensino de Monte Mor, participam da 1ª fase da 18ª OBMEP.

Nesta terça-feira, dia 30 de maio, os alunos das escolas municipais do ensino fundamental dos anos finais, turmas do 6º ao 9° ano, e também do EJA (Educação de Jovens e Adultos), de Monte Mor, participaram da 1ª fase da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP.

De acordo com a secretária de Educação Cultura e Turismo de Monte Mor, Sandra Bruzon, nessa primeira fase, as provas foram aplicadas e corrigidas pelas próprias escolas, conforme o regulamento, e os estudantes tiveram 2h30 para resolver as 20 questões do exame, preparado em níveis, e de acordo com o grau de escolaridade do aluno.

O projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, é realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovido com recursos do Ministério da Educação - MEC, e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI.

Os principais objetivos da OBMEP são: estimular e promover o estudo da matemática, contribuir com a melhoria da qualidade da educação básica, identificar talentos na área da matemática e incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas.

Alunos com os melhores resultados de cada escola serão selecionados para a 2ª fase, prevista para acontecer no dia 07 de outubro. Os prêmios oferecidos pela OBMEP 2023 são destinados aos estudantes que obtêm os melhores resultados. E inclui medalhas de ouro, prata e bronze, além de bolsas de estudo e viagens para participar de eventos nacionais e internacionais de matemática.